Whatsapp limita compartilhamento de mensagens

Um novo limite para encaminhamento de mensagens no WhatsApp vai começar a funcionar no mundo todo. Os usuários só poderão enviar uma mesma mensagem para até cinco grupos ou contatos de uma só vez. A mudança deve surgir na próxima versão do aplicativo e é uma medida para diminuir o volume de notícias falsas no aplicativo de mensagem.
A novidade foi anunciada em Jacarta, Indonésia, nesta segunda (21). O país passa por um processo eleitoral, com término em abril. Se o usuário tentar compartilhar fotos, vídeo ou texto para mais de cinco contatos (pessoas ou grupos), um alerta informa que o limite é de apenas cinco conversas. Inicialmente, o limite para o compartilhamento de mensagens em todo o mundo era de 250 contatos.
Outro país que foi fundamental para a redução no compartilhamento foi a Índia. Linchamentos e mortes já ocorreram no país asiático por causa de boatos e notícias falsas. Notícias sobre supostos sequestradores de crianças, ladrões foram espalhadas e mais de 20 pessoas foram mortas em apenas dois meses.
Notícias falsas provocam sentimentos bem intensos. Raiva, angústia, surpresa, repulsa. Tudo isso é estrategicamente pensado para atingir o maior número de pessoas. Aliado a isso está o fato de que o ser humano tende a acreditar em informações que confirmam o que ele já pensa. ?? aquilo: a gente acredita naquilo que a gente já acreditava.

Durante o processo eleitoral, o volume de notícias falsas que circulou no Brasil foi gigantesco. Apenas entre julho e setembro (processo eleitoral), mais de 4,8 milhões de fake news foram espalhadas. Desse total, 2,2 milhões foram sobre política. O Whatsapp foi fundamental nesse processo.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE