Vice-prefeito de Nova Odessa quer desconto pra quem economizar água

O vice-prefeito de Nova Odessa, Alessandro Miranda, o Mineirinho, esteve na Coden Ambiental nesta quarta-feira (08/09) para propor ao presidente da empresa, Elsio Álvaro Boccaletto, um programa de desconto a quem diminuir o consumo de água. Na ocasião, o vice-prefeito esteve acompanhado do vereador Oseias Domingos Jorge, que também defende a iniciativa. A sugestão foi acolhida e encaminhada às áreas responsáveis para o estudo de viabilidade técnica e financeira.

“Embora o nível das represas de Nova Odessa não esteja em estado de alerta, minha está baseada nas previsões de redução do volume de chuvas nos próximos meses em várias regiões do país”, afirmou o vice-prefeito.

A água que abastece Nova Odessa é captada em cinco represas (Recanto 1, 2 e 3 e Lopes 1 e 2). Hoje, o volume reservado de água bruta é de 67,95% de um total de 2,5 milhões de metros cúbicos de água bruta. Este percentual está bem acima do mesmo período do ano passado, quando o volume reservado foi de 46,73%.

Em condições normais, considerando a chegada das chuvas entre novembro e dezembro, os indicadores apontam que a cidade atravessará o período de estiagem sem risco de desabastecimento. Caso a época de seca seja prolongada, a outorga de captação da Coden prevê racionamento sempre que esse volume for inferior a 40%.

A população de Nova Odessa consome, diariamente, cerca de 16 milhões de litros de água tratada. Para estimular o uso racional da água, a Coden lançou em jornais e nas redes sociais uma campanha com dicas de economia de consumo que devem ser praticadas no dia a dia.

Confira:

• Juntar roupas para lavar na máquina de uma só vez;

• Não deixar a torneira aberta enquanto estiver escovando os dentes ou fazendo a barba;

• Ao lavar a louça, ensaboar tudo antes e abrir a torneira só para enxaguar;

• Tomar banhos rápidos;

• Não limpar a calçada com água, utilizar a vassoura ou, caso seja necessário, optar por água que já foi utilizada, como a água da máquina de lavar;

• Atenção aos vazamentos e torneiras que ficam pingando;

• Observar se a descarga não está desregulada;

• Manter a piscina coberta para evitar a perda de água por evaporação;

• Quando possível, utilizar água das chuvas para molhar as plantas;

• Lavar o carro com balde apenas uma vez por mês.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE