Ver.s passeiam de barco no dia da água

Os vereadores Gualter Amado (PRB), Juninho Dias (MDB) e Welington Rezende (PRP) participaram nesta sexta-feira (22) de ação da Associação Barco-Escola da Natureza que levou moradores e líderes do Vale das Nogueiras, Zanaga e bairros da região a uma visita à Represa do Salto Grande.
Durante a atividade, os participantes navegaram pelo reservatório e verificaram a proliferação de aguapés em diversos pontos. O presidente da Associação Barco-Escola da Natureza, João Carlos Pinto, alertou para a presença de taboa, vegetação típica de solo pantanoso, ao longo da margem do reservatório. ???Essa vegetação já é um indicador natural do assoreamento das margens da represa, pois ela precisa de terra para firmar suas raízes. Em vários locais, onde no passado havia água, agora já existe solo firme???, lamentou. Para o vereador Gualter Amado, presidente da comissão de Meio Ambiente, Transporte e Comunicação da Câmara, a represa tem um potencial turístico ainda não aproveitado. ???No passado, a represa era uma referência de turismo e lazer na região. ?? preciso fomentar a visitação pela população de Americana, porque esse reservatório é um privilégio nosso e foi esquecido por muitos anos???, disse.
O vereador Welington Rezende destacou a importância da visita para embasar políticas públicas de preservação. ???Conhecer a situação da represa in loco é fundamental para que possamos promover um trabalho efetivo, pois pudemos ver por exemplo a presença de plantações de cana-de-açúcar muito próximas das margens, e isso deve ser combatido???, avaliou. Para o vereador Juninho Dias, a presença de líderes comunitários na visita auxilia na divulgação das informações sobre a preservação do reservatório. ???A presença dos moradores aqui foi muito importante para ajudar na conscientização e na educação ambiental da população dos bairros próximos à represa???, concluiu.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE