Verão: congele frutas, legumes e verduras

No verão, as frutas, legumes e verduras sofrem mais com as altas temperaturas, pois o calor acelera o crescimento de bactérias e fungos, faz eles “murcharem” mais rápido e estimula o amadurecimento, deixando a vida útil do alimento mais curta. Para driblar essas questões, uma alternativa é o congelamento. Essa prática preserva os nutrientes dos alimentos, evita o desperdício e ainda garante praticidade na cozinha, tendo sempre na geladeira opções saudáveis para o dia a dia.
 “No caso dos legumes, o ideal é fazer o processo de branqueamento. As frutas devem ser congeladas na forma de polpas batidas ou inteiras. Já alguns vegetais folhosos (como couve e espinafre) podem ser congelados só na forma de polpa – batidos no liquidificador com pouca água. Em geral, as folhas são mais sensíveis e não aguentam o congelamento”, explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau. A profissional ensina como fazer o branqueamento: “devemos aquecer até a fervura uma quantidade de água suficiente para mergulhar o alimento e reservar outra quantidade de água gelada (com gelo mesmo!) para fazer o resfriamento. Com a água já em ebulição, mergulhamos os legumes por 3 a 5 minutos. Em seguida, retiramos da água quente e mergulhamos na água gelada. Logo após esse processo, o alimento deve ser levado ao freezer”. Ela ressalta ainda um cuidado muito importante na hora de congelar, a escolha do recipiente no qual serão armazenados os alimentos. “O ideal é congelar em potes ou sacos plásticos próprios para congelamento ou em vidro. A maioria dos potes plásticos contém uma substância chamada Bisfenol A (BPA), que faz mal à saúde. Algumas marcas de utensílios para cozinha vêm com o selo de BPA FREE indicando serem isentos dessa substância em seu material e podem ser usadas para congelamento”, orienta. Descongelamento E depois de congelados, como usamos esses alimentos na cozinha? A nutricionista do Oba Hortifruti explica: “as frutas congeladas inteiras, como morangos, ameixa, banana com casca, podem ser consumidas ao natural, porém, no processo de congelamento ocorre uma mudança na textura. As frutas picadas, mais moles e mais ricas em água devem ser utilizadas em preparações, vitaminas ou sucos após serem descongeladas, pois ficam com sabor e textura muito modificados. No caso dos legumes, devem ser descongelados e preparados no fogo (cozidos, assados), pois não ficam com textura agradável para consumo cru. Já as verduras, que não suportam congelamento, devem ser transformadas em polpa, colocadas em forminhas de gelo e usadas para sucos, caldos, sopas ou no feijão, misturado ao molho, para enriquecer com mais nutrientes”.
Confira algumas receitinhas sugeridas pela profissional do Oba Hortifruti para usar frutas, legumes e verduras congelados na cozinha: Sorbet de frutas Ingredientes 1 xícara (chá) de bananas maduras picadas2 xícaras (chá) de fruta picada ou polpa do sabor desejado: morango, amora, framboesa, manga, maracujá, abacate, coco, abacaxi com hortelã. Modo de preparo Congele as bananas e a polpa da fruta desejada. Bata no processador com o mínimo de água possível, se necessário. Sirva em uma taça imediatamente. Suco verde de colher Ingredientes 1 maçã verde com casca congelada1 gelinho de couve1 lasca de gengibre1 colher (sopa) de biomassa de banana verde congelada2 a 3 folhas de hortelã fresco Modo de preparo Bata todos os ingredientes no processador, com pouca água, se necessário.Sirva em taças. Legumes na manteiga com shimeji Ingredientes 1 cenoura média½ maço de brócolis2 mandioquinhas médias200 gramas de shimeji fresco3 colheres (sopa) de cheiro verde picado1 colher (sopa) de manteigaSal e pimenta rosa a gosto Modo de preparo Retire os legumes do congelador e cozinhe, preferencialmente no vapor. Derreta a manteiga. Acrescente o shimeji e tampe a panela por 10 minutos. Acrescente os legumes picados e misture tudo. Junte os temperos e deixe cozinhando por mais 5 a 10 minutos. Sirva em seguida.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE