Edit

Verão começa hoje

Posição da Terra no espaço durante o Solstício de Verão no Hemisfério Sul 
O Solstício, ou entrada do Verão, irá começar oficialmente às 13h28 desta quinta-feira, dia 21. No outro hemisfério da Terra os habitantes estarão vivenciando o início do Inverno. Isso nada tem a ver com a proximidade da Terra ao Sol, como muitos imaginam (apesar que, de fato, a Terra ora se aproxima do Sol, ora se afasta).
O fenômeno das estações do ano acontece em razão da inclinação do eixo de rotação da Terra de 23° 27′ em relação ao plano de sua órbita, que faz com que, nesta época do ano, os raios solares incidam mais sobre o nosso hemisfério e menos sobre o hemisfério Norte. A partir desta quinta-feira, que traz o dia mais longo do ano ??? do nascer ao pôr do Sol serão 13h35min de claridade ??? gradativamente os dias se tornarão mais curtos e consequentemente as noites mais longas.
Verão 2014
Em 20 de Março de 2018, às 13h15, por ocasião do Equinócio de Outono, a duração dos dias e das noites se igualará.
A estação do Verão irá durar precisos 88 dias, 23 horas e 42 minutos. Em nossa região o Sol nascerá nesta quinta-feira às 06h17min, e se porá às 19h52min. A passagem meridiana ocorrerá às 13h04min.
Para aqueles que acreditam em astrologia e querem conferir se o seu signo está correto, saiba que no dia 21 o Sol estará na constelação de Sagitário. No dia 20 de janeiro de 2018, o Sol entra na constelação do Capricórnio e fica por lá até o dia 17 de fevereiro, quando vai para a Constelação de Aquário.
O fenômeno das estações do ano pode ser conferido em nossas próprias residências. ?? só observar que durante o ano o astro-rei ilumina de forma diferente o nosso lar, uma vez que ele faz caminhos diferentes no céu. ?? somente por ocasião dos Equinócios ??? entrada do Outono e da Primavera ??? que o Sol nasce exatamente a Leste e se põe exatamente a Oeste.
A chegada do Verão traz noites propícias à observação dos astros. Nesta época pontificam belas constelações como o gigante guerreiro ??rion, o Touro, os Cães Maior e Menor, a estrela mais brilhante do céu, Sírius, entre outras.
 
CURIOSIDADE
Interessante notar que nesta quinta-feira por volta das 13h04 o Sol estará praticamente “a pino”, e os objetos não projetarão sombra nesse horário. Isso acontece porque a luz solar estará incidindo exatamente sobre o Trópico de Capricórnio, que passa próximo a Atibaia em uma linha que inclusive é mostrada em uma placa existente às margens da rodovia D. Pedro. Como Americana, na latitude de -22º 44′ está próxima à do Trópico de Capricórnio, 23º, não haverá sombra projetada no chão às 13h04 do dia 21!
EM AMERICANA-  O OMA (Observatório Municipal de Americana), órgão da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura, é aberto à visitação pública todas as sextas-feiras, das 19h às 22h, desde que haja boas condições atmosféricas. Por conta do horário de Verão, as observações se iniciam apenas após as 20h, quando o céu escurece.
Recém instalado na cúpula do OMA, o telescópio refletor Cassegrain, de 14 polegadas de diâmetro, um dos maiores da região, tem atraído a atenção dos visitantes.
Sessões de vídeos de Astronomia e Astronáutica e bate-papo astronômico ajudam a cumprir uma ampla programação.
A entrada é franca e o acesso se dá pelo portão principal do Jardim Botânico.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE