Vereador Tião Correa quer saber da ETE Pavan em Sumaré

O vereador Tião Correa (PSDB) cobrou explicações da concessionária BRK Ambiental sobre as obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tijuco Preto, no Residencial Parque Pavan, em Sumaré. A cobrança foi feita por meio do requerimento nº 28/2021, aprovado com 19 votos favoráveis na sessão ordinária desta terça-feira (4).

O parlamentar alega que no dia 2 de julho de 2019, a BRK noticiou em seu próprio site o início da construção da ETE Tijuco Preto, com investimento de R$ 60 milhões. A conclusão da obra foi estimada para março de 2021. Durante a sessão desta terça, o vereador exibiu um vídeo que mostra o local onde a ETE deveria ter sido construída.

As imagens mostram apenas um terreno cercado por muros, sugerindo que a obra ainda nem teria começado. No requerimento, Tião Correa questiona a concessionária em que fase se encontra a construção da ETE e qual a previsão de término.

Como previsto no termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado entre a o Município e o Ministério Público (MP), Sumaré deverá ter 100% de esgoto coletado e tratado até dezembro de 2022. Com base nesse acordo, o vereador também questionou à concessionária se o pacto com o MP foi renovado ou se existe pretensão de renovação do TAC e ainda se a empresa está conseguindo atender as cláusulas do acordo.

A ETE do Tijuco Preto pretende elevar o índice de tratamento de esgoto em Sumaré dos atuais 30% para 65%, sendo responsável por tratar 230 litros de esgoto por segundo, em atendimento a 52 bairros das regiões do Matão e de Área Cura. Aproximadamente 115 mil pessoas serão beneficiadas com esta obra, que trará ganhos também ao meio ambiente, dado que o Ribeirão Quilombo não receberá mais essa parcela de esgoto sem tratamento.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE