Vereador quer proibir ‘promoção casada’ nos postos de gasolina

O Projeto de Lei nº 258/2021, que estabelece regras para a divulgação de preços promocionais em postos de combustíveis, estará na pauta da sessão ordinária da Câmara de Sumaré, que acontece nesta terça-feira (14), a partir das 15h. Apresentada pelo vereador Gilson Caverna (PSB), a proposta divide a Ordem do Dia da 29ª reunião do ano com outros três PLs.

A propositura proíbe que postos revendedores de combustíveis localizados no município coloquem, no estabelecimento, anúncios contendo preços promocionais, geralmente relacionados à adesão de programas de fidelidade, diferentes dos preços praticados nas bombas para o consumidor comum. A determinação pretende garantir ao cliente a clareza, a precisão e a legibilidade das informações prestadas pelo estabelecimento, de acordo com o que dispõe o Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

Segundo o projeto, fica determinado que os anúncios referentes aos preços promocionais dos combustíveis comercializados e propagandas diversas deverão ser, no mínimo, 25% menores que os anúncios que contenham a informação do valor real do combustível. Haverá o prazo de 30 dias, após o PL haver sido transformado em lei, para que os postos tomem ciência e se adaptem, caso necessário.

O vereador explica que a finalidade da proposta é a de “possibilitar uma padronização dos anúncios visuais na cidade e evitar a prática de postos revendedores de combustíveis anunciarem promoções com valores exibidos em tamanhos maiores do que o preço real do combustível no momento do abastecimento. Além disso, visa também garantir a transparência, ao regular anúncios que expõem preços condicionados a uso de aplicativos e programas de fidelidade que possam confundir o consumidor e surpreendê-lo no momento do pagamento do abastecimento”, ressalta Gilson Caverna.

O não cumprimento das disposições sujeitará o infrator a advertência, além de ocorrer a apreensão do anúncio em desconformidade. Em caso de reincidência, haverá pagamento de multa.

ORDEM DO DIA

A sessão ordinária desta terça-feira, que poderá ser acompanhada através do canal da Câmara no YouTube, conta ainda com a discussão e votação de outros três projetos.

Inicialmente, os parlamentares discutem o PL nº 249/2021, de autoria do vereador Sirineu Araújo (PL), que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Sumaré a “Semana Municipal do Atleta Paralímpico”.

Em seguida, será votado o PL nº 261/2021, apresentado pelo vereador Silvio Coltro (PL), que dispõe sobre a denominação da Rua 3 do Loteamento Bairro Santa Júlia.

Por fim, será feita a discussão do PL nº 262/21, do vereador Andre da Farmácia (PSC), que dispõe sobre a denominação da ponte que faz a transposição do córrego localizado na Rua Augusto José de Souza (Rua 29), no bairro Jardim Maria Antônia.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE