Vereador quer proibir agrotóxico aéreo em Americana

O vereador Professor Padre Sergio (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei em que propõe a proibição de pulverização aérea de agrotóxicos no município. 
De acordo com o parlamentar, o objetivo do projeto é impor à Administração Municipal o controle da produção, comercialização e emprego de técnicas, métodos e substâncias que apresentem risco à qualidade de vida e ao meio ambiente, além de proteger a fauna e a flora. 
???A prática de pulverização aérea coloca em risco a função ecológica e pode provocar a extinção de espécies de animais???, defende.

Na propositura, o parlamentar estipula a proibição da pulverização aérea de agrotóxicos e uma multa no valor de R$ 100 mil. Em casos de reincidência, o valor será dobrado.
???Apesar dos alegados benefícios trazidos pelos agrotóxicos em termos de produtividade e, consequentemente, em termos econômicos, já não é novidade que eles são perigosos para a saúde humana e para o meio ambiente???, afirma o vereador. 
Segundo o vereador, estudos indicam que menos de 1% das plantas são efetivamente atingidas por este método, que espalha agrotóxicos de maneira incontrolável, podendo levá-los a até 32 quilômetros de distância do local pulverizado. 
???Já ouvi relatos de pequenos produtores sobre problemas em suas atividades, após a visualização de aeronaves pulverizadoras operando em canaviais. No Assentamento Milton Santos, por exemplo, fui informado que as plantações de alimentos orgânicos correm risco de contaminação e, de acordo com o promotor Gabriel Lino de Paula Pires, os pilotos dos aviões agrícolas da região não respeitam as exigências legais para tal prática, sobrevoando residências e expondo, desta maneira, a população rural a risco de contaminação por venenos agrícolas???, conclui Sergio. 
O projeto de lei será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante sessão ordinária.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE