Ver. quer implantar Plano Municipal de Segurança

O vereador José Pereira (PPS) teve requerimento aprovado e em seguida se reuniu com o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza para propor estudo voltado à implantação do Plano Municipal de Segurança Pública.
No requerimento, o parlamentar faz referencia ao artigo intitulado “Afinal, qual é o papel que o município pode ter na segurança pública?”, divulgado no site da revista Carta Capital (www.cartacapital.com.br), de autoria da professora do Departamento de Sociologia e Antropologia e pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da Universidade Federal de Minas Gerais, Ludmila Ribeiro.
Ela pontua que para estruturar a sua intervenção no campo da segurança pública, o município deve, inicialmente, compreender qual é a dinâmica da criminalidade na cidade, pois, apenas entendendo que fatores estão relacionados ao crime, é que se torna possível pensar em ações a serem executadas pela prefeitura para diminuir a sua ocorrência.
A pesquisadora defende ainda que tendo um diagnóstico, é possível utilizá-lo como base para a elaboração de um Plano Municipal de Segurança Pública, contendo o planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de ações, projetos e programas que tenham como objetivo a prevenção do crime e a redução do sentimento de insegurança.
Pereira citou como exemplo a cidade de São Carlos que em 2001 registrava índices preocupantes de criminalidade. A Prefeitura daquela cidade, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Governo, implantou o Plano Municipal Integrado de Segurança Pública. Os resultados alcançados mereceram destaque na imprensa nacional.
O plano de São Carlos recebeu o Prêmio Gestão Pública e Cidadania de 2005, ficando entre as cinco melhores iniciativas do país. O prêmio foi concedido pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com a Fundação Ford e com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE