Veja como retardar o envelhecimento da pele

Todos nós caminhamos em direção ao envelhecimento e a pele é um dos órgãos que mais mostra o efeito dos anos. E, com o avanço da medicina, as pessoas têm optado por procedimentos dermatológicos modernos que atuem preventivamente, a fim de retardar o envelhecimento natural da pele. Aplicações de toxina botulínica, preenchimentos faciais e outros tratamentos a laser estão entre os mais procurados. Um dos motivos é o fato de que esses são procedimentos menos invasivos.

???A maioria das pessoas que procura por esses tratamentos não quer mudanças radicais, mas sim, corrigir alguns detalhes ou retardar o surgimento de rugas, possíveis manchas da pele e corrigir linhas de expressão???, explica o dermatologista Bruno Vargas, da Clínica Inovatto.

Segundo o médico, mulheres são o principal público da clínica, chegando a quase 90% do total de pacientes que se submeteram a esses procedimentos em 2014, mas o público masculino cresce a cada dia. A procura por cuidados preventivos começa cada vez mais cedo. ???Recebo pacientes entre 25 e 30 anos, que já começam a se preocupar com marcas de expressão e recorrem à toxina botulínica, a fim de evitar que elas se tornem rugas profundas???, conta.

Saiba quais são e para que servem os procedimentos:

Toxina botulínica (botox) – ?? aplicada de forma localizada em pontos específicos da face e pescoço, a fim de paralisar a musculatura em locais estratégicos. Com isso, as marcas de expressão, que tendem a se tornar rugas mais marcantes, são atenuadas, prolongando o aspecto jovem da pele.

Preenchimentos faciais – São realizados no intuito de repor o volume perdido no local tratado – resultado da perda de gordura, que começa a se acentuar a partir dos 35-40 anos. O preenchimento feito com ácido hialurônico, por exemplo, devolve à face o volume, além de redefinir o formato do rosto.

Peelings – Trata-se da aplicação tópica de ácidos, que atuarão na remoção das camadas superficiais da pele, eliminando células mortas, manchas e rugas mais finas. O resultado é uma pele mais clara e com melhor textura.

Lasers – Podem ser usados para finalidades diversas, como tratar manchas de pele e promover o rejuvenescimento facial. O tipo utilizado vai variar de acordo com o tratamento e o tipo de pele a ser tratada.

Tecnologia ainda mais ao seu favor

Já pensou se você pudesse saber como a sua pele estará daqui a alguns anos e reforçar os cuidados preventivos, de maneira específica? Agora existe um teste que permite isso. Através do DNA Skin, que utiliza informações do genoma – através de uma amostra bucal ??? é possível analisar as predisposições da pele. ???Depois da coleta, a saúde da pele é identificada através de cinco áreas: firmeza e elasticidade; rugas; danos por exposição ao sol e pigmentação; dano por radicais livres; e sensibilidade e inflamação???, explica Vargas.

Através dos resultados, é possível dizer quais sinais visíveis e invisíveis vão surgir ao longo do tempo e assim indicar produtos orais e tópicos que cuidem das deficiências apresentadas. ???Esse é um grande avanço na dermatologia, pois cientes das predisposições dos pacientes, podemos criar toda uma rotina de cuidados preventivos específicos, a fim de evitar danos que aquela pele está susceptível???, conta o dermatologista.

Recomendações do especialista

Vargas orienta que quaisquer procedimentos dermatológicos sejam feitos por um profissional qualificado. ???Somente dermatologistas credenciados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e cirurgiões credenciados na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) estão habilitados a realizar os procedimentos sem riscos???, orienta. Além disso, ???é necessária uma avaliação individual para definir qual o melhor tratamento. No geral, fazemos uma associação de técnicas (tratamentos-protocolos) para um melhor resultado???.

O especialista ainda chama atenção para cuidados com a pele, que devem começar desde cedo e serem intensificados após a realização de procedimentos como esses. ???O combo limpeza, hidratação, tonificação e proteção solar é essencial para uma pele saudável???, recomenda.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE