Vacina contra o HPV está disponível em SB

A Prefeitura de Santa Bárbara d???Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, realiza desde o início do mês a segunda etapa da vacinação contra o Papiloma Vírus, o Vírus HPV. A iniciativa ocorre nas 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, em parceria com o Ministério da Saúde, sendo destinada a meninas na faixa etária de 9, 10 e 11anos. A vacina é aplicada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Na primeira etapa da campanha foram vacinadas 2.368 meninas.
O objetivo é proteger o público alvo contra o câncer de colo de útero, que em algumas regiões do país é a principal causa de morte entre as mulheres. Conforme planejamento adotado, a vacina é aplicada também nas meninas de 11 a 13 anos que não tenham sido vacinadas no ano passado.
O esquema vacinal adotado pelo Brasil é considerado estendido, uma vez que as adolescentes (9, 10 e 11 anos de idade) receberam uma dose em março de 2015, a segunda dose está sendo aplicada 6 meses após e a terceira (reforço)  deve ocorrer 5 anos depois da primeira dose (60 meses), fechando o ciclo imunização.
Em 2015 também estão sendo beneficiadas meninas e mulheres portadoras do Vírus HIV entre nove e 26 anos de idade, já que essa população tem cinco vezes mais chances de ser acometida pelo câncer do colo do útero. Estas após receberem a primeira dose e a segunda após dois meses devem receber a terceira agora, seis meses depois da primeira. Um encaminhamento médico deve ser apresentado no ato da vacinação.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE