USP recebe primeira mostra nacional de fotojornalismo universitário

Quem passar agora pelo Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da ECA-USP poderá apreciar os trabalhos da I Mostra de Fotojornalismo Universitário, que seguirão expostos até o fim de janeiro. Coordenada pelo Prof. Wagner Souza e Silva, da ECA-USP, a mostra foi inaugurada no dia 17 de outubro, trazendo imagens produzidas por alunos de mais nove instituições de ensino brasileiras, além da própria USP.

Por ser uma atividade de campo que exige uma aproximação concreta aos fatos, o fotojornalismo é um instrumento que propulsiona a visibilidade da informação de interesse público e fomenta o debate social. Assim, seu ensino deve ser encarado como uma peça chave dentro da estrutura dos cursos de graduação em jornalismo, por motivar os estudantes ao exercício de práticas que são caras à profissão como um todo.

A I Mostra de Fotojornalismo Universitário reconhece e coloca em pauta a importância do fotojornalismo. Além de dar visibilidade à produção dos estudantes universitários brasileiros, busca aproximar docentes da área, também com o intuito de reforçar o intercâmbio de experiências, estratégias e ideias em torno do ensino do fotojornalismo.

A chamada de trabalhos foi encaminhada a professores de fotojornalismo de várias instituições brasileiras, que ficaram responsáveis pela curadoria e pré-seleção de até três imagens produzidas por estudantes de suas disciplinas. A seleção final das imagens foi realizada pelos Profs. Drs., Atílio Avancini, Luciano Guimarães e Wagner Souza e Silva, responsáveis pelas disciplinas de Jornalismo Visual do CJE.

A exposição está acontecendo no Espaço ???Antônio Carlos D???Ávila???, no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP, e ficará aberta ao público até o dia 31/01/2020, de segunda à sexta, das 8h às 21:00.

Além da exposição das imagens selecionadas, acontecerá no dia 21/11 o evento “O ensino do fotojornalismo em debate”, no Auditório Freitas Nobre do CJE, às 10h. Trata-se de uma roda de conversa entre curadores e estudantes participantes da mostra, aprofundando ainda mais a discussão proposta pelos organizadores.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE