Universidade gratuita para todos, por Chico Sardelli

 Universidade gratuita para todos, por Chico Sardelli

Encheu meu coração de alegria ler a reportagem sobre a conquista do paraense Alcyr Ataíde Carneiro, que aos 60 anos de idade foi aprovado no vestibular e vai cursar a faculdade de enfermagem. Alcyr ficou famoso com a divulgação da foto de sua mãe, a sra. Aglair Carneiro, de 90 anos, raspando o cabelo do novo calouro da Universidade Federal do Pará (UFPA).
A história de vida do sr. Alcyr se assemelha às trajetórias de muitos brasileiros. 
Nascido em uma família pobre, ele mora em uma casa de madeira alugada na periferia de Belém. Trabalha há 23 anos capinando e limpando quintais. Teve de vender seu botijão de gás para custear o curso preparatório para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).  Nessa fase, dormiu apenas duas horas por noite.
O relato de seu sacrifício só demonstra a desigualdade de oportunidades que muitas pessoas enfrentam para concluir ou avançar em sua educação.
?? comum encontrar gente como o sr. Alcyr por aí. São pessoas que, quando crianças, deixaram a escola para ajudar no sustento da casa.
Pensando em cada sr. Alcyr que conheci em mais de 30 anos de vida pública, me dediquei à implantação de universidades virtuais gratuitas em todo o estado. Hoje são 373 polos da Univesp em 316 municípios paulistas. 
A graduação é oferecida em ambiente virtual e o estudante tem flexibilidade para assistir às aulas onde e quando quiser. Nos polos, encontra a infraestrutura necessária para estudar, com computadores, impressoras e acesso à internet. Em Americana, o polo presencial funciona no Ciep da Cidade Jardim.
Quase 17 mil vagas foram oferecidas no Vestibular 2020 da Univesp. São pessoas que, como o sr. Alcyr, terão novas oportunidades de crescimento profissional. Ser capaz de mudar a vida de alguém para melhor é, de longe, o que mais me orgulha em toda minha carreira.
Chico Sardelli é empresário, presidente do PV em Americana e vice-presidente estadual do partido

Relacionados

Leave a Reply