UBS Cillos orienta mulheres sobre aleitamento

A UBS (Unidade Básica de Saúde) Cillos realizou ontem uma ação para orientar as usuárias sobre a amamentação. A atividade aconteceu durante todo o período da manhã e se estendeu até o início da tarde, sendo que aproximadamente 30 mulheres passaram pelo local e foram orientadas sobre a importância desse ato.
 Conduzidos pela fonoaudióloga da Unidade, Graciele Coral Fonseca Michelani, e pela coordenadora do Programa Mamãe-Nenê, Sandra Possobon, os trabalhos tiveram o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que forneceu alguns gêneros alimentícios para um café da manhã, o qual foi servido às mulheres que acompanharam as explicações das profissionais; também houve a distribuição de brindes fornecidos pelo Foto Estúdio Yamashita e produtos artesanais, produzidos e cedidos pela servente hospitalar da Unidade, Tânia de Oliveira de Moura. “Colegas da Unidade e nossos parceiros contribuíram com alguns produtos; o apoio de todos foi providencial, pois permitiu tornar o ambiente mais acolhedor”, ressaltou Sandra. Segundo relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgado ontem (1), no Brasil apenas 39% dos bebês de até cinco meses recebem exclusivamente o leite materno como alimento. A amamentação contribui decisivamente na formação do sistema imunológico da criança, pois é justamente durante esse processo que a mãe repassa à criança os anticorpos e nutrientes que irão prevenir diarréias, alergias, pneumonias e outras doenças.  Comemorada em 120 países, a Semana Mundial de Aleitamento Materno foi oficialmente aberta ontem à noite, no Teatro Paulo Autran (Instituto Educacional de Americana), com a apresentação de duas palestras.  Na ocasião, um público formado por aproximadamente 280 pessoas assistiram às explanações do médico pediatra, Paulo Roberto de Almeida e da pedagoga, Simone de Carvalho.  
Hoje, a partir das 14h, haverá uma roda de conversa com profissionais a área da saúde neonatal e infantil, no auditório do Hospital Unimed; no domingo (6) às 9h, será realizada uma caminhada no Jardim Botânico Municipal e, encerrando a semana, na segunda-feira (7), das 10h às 11h, na maternidade do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, acontecerá uma roda de conversa com mães e gestantes que são acompanhadas pela rede municipal de saúde. Todas as ações estão sendo realizadas pela Secretaria de Saúde, com o apoio da Secretaria de Educação, Unimed de Santa Bárbara d’Oeste, Instituto Educacional de Americana, Grupo Madre Ser e Foto Estúdio Yamashita.  

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE