Turma reclama do barulho do trem

A poluição sonora causada pela buzina dos trens, especialmente no período noturno, é algo latente em Nova Odessa e nas cidades cortadas pelos trilhos administrados pela ALL (América Latina Logística). Atendendo a demanda popular, o vereador Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB), propôs e encaminhou requerimento ao Poder Executivo solicitando providências para coibir o barulho.
Em resposta a documento anterior, a ALL informou que as buzinas são utilizadas para alertar passagem de trem e permitir a segurança dos transeuntes. Atualmente as locomotivas são equipadas com buzinas de ar comprimido e não mais com apitos. A empresa alegou à Câmara que não há registro de reclamações quanto ao barulho das buzinas, no período noturno, no perímetro urbano novaodessense.
Entretanto, o vereador diz ter sido procurado por munícipes que argumentam haver perturbação sonora e reflexos negativos à qualidade de vida dos que residem nas imediações da malha ferroviária. Anteriormente a ALL comunicou que somente a legislação federal pode regular a questão do transporte ferroviário. Quanto a isso, Poneis cita que os Municípios têm o poder e dever de normatizar a fiscalizar a atividade em seu âmbito territorial.
 ???A reclamação é do volume da buzina, principalmente durante noite e madrugada???, reforça. O parlamentar afirma que é preciso obrigar a concessionária de transporte ferroviário a transferir área de manobra para fora do perímetro urbano. Segundo ele, há competência local de legislar quanto ao uso e ocupação de solo. Poneis questiona se há setor na Prefeitura para receber reclamações do tipo e quanto a leis proibindo tráfego no período noturno ou fixando limite máximo de ruído das buzinas.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE