Tudo sobre câimbra à noite

Você está dormindo a noite, quando, de repente, sem aviso, você acorda com câimbras nas pernas.
Se você já cansou de comer banana, ou conhece alguém que tenha esse problema, leia atentamente o texto abaixo e saiba que existe tratamento.
As câimbras noturnas são dores com contrações involuntárias dos músculos das pernas, principalmente das panturrilhas, que aparecem à noite durante o sono ou, até mesmo, com a pessoa acordada durante períodos de inatividade.
Segundo o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e em São Paulo, apesar de serem muito comuns, os pacientes não costumam se queixar das câimbras noturnas quando estão em uma consulta médica. ???Por diversos motivos, muitos utilizam tratamentos caseiros, como comer bananas, por exemplo, e que na maioria das vezes não são efetivos???, alerta.
As câimbras noturnas acometem quase 50% das pessoas com idade superior a 50 anos, sendo que a maioria apresenta o problema em média três vezes na semana, o que causa um prejuízo muito grande na qualidade de vida.
???Associa-se muito o potássio com as câimbras. A hipocalemia (falta de potássio) pode causar contrações involuntárias, contudo o seu principal sintoma é a fraqueza ou paralisia muscular. Alterações dos níveis de cálcio ou magnésio são causas mais comuns de câimbras do que a falta de potássio???, explica o Dr. Daniel Benitti.
As principais causas das câimbras noturnas são:
Excesso de esforço nos músculos;Permanecer longos períodos na posição sentada;Calçado inadequado;Gravidez;Alcoolismo;Desidratação;Distúrbios hidroeletrolíticos;Mal de Parkinson;Doenças neuromusculares;Diuréticos, estatinas e beta agonistas;Má circulação das pernas.Segundo o cirurgião vascular, para prevenir as câimbras é importante manter uma hidratação adequada, tomando de 6 a 8 copos de água por dia. ???Quando ocorre a contração muscular involuntária, deve-se alongar forçadamente o local afetado. Andar ao redor da cama e saltar também auxiliam no alívio da dor. Massagear as pernas e realizar compressas ou tomar banho morno também irão suavizar os sintomas???, indica.
?? importante enfatizar que as câimbras possuem tratamento. A pessoa deve se consultar com um especialista para identificar alterações na circulação das pernas ou qualquer outra condição que está causando esta doença. ???Hoje temos tratamentos que acabam com as câimbras de forma rápida e sem efeitos colaterais???, orienta o Dr. Daniel Benitti.
Conhece alguém que tem câimbras? Ajude-nos a divulgar esta informação.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE