Trump indicado ao Nobel da Paz

O deputado norueguês Christian Tybring-Gjedde enviou uma carta ao Comitê Nobel em que indica Donald Trump como candidato ao Prêmio Nobel da Paz 2021. “Devido aos seus méritos, penso que fez mais para criar paz entre as nações do que a maioria dos outros nomeados”, afirmou, em declarações à Fox News. “Por exemplo, Obama não fez nada”, atirou.

A principal razão é o papel do Presidente norte-americano no acordo entre Israel e os Emirados Árabes Unidos, que as Nações Unidas já consideraram que cria uma oportunidade para os líderes israelitas e palestinos retomarem negociações para concretizar a solução de dois Estados. É também citado o papel do governante nos conflitos entre a Índia e o Paquistão, a propósito da região da Caxemira, e entre as Coreias do Norte e o Sul, bem como a forma de lidar com a ameaça nuclear norte-coreana.

O deputado e também líder da delegação norueguesa na Assembleia Parlamentar da NATO defende que o presidente dos Estados Unidos desempenhou um papel fundamental nas relações entre Israel e os Emirados Árabes Unidos.

“É esperado que outros países do Médio Oriente sigam os passos dos Emirados Árabes Unidos. Este acordo pode ser um ponto de virada para tornar o Médio Oriente uma região de cooperação e paz”, sustenta Tybring-Gjedde, na missiva enviada ao Comité Nobel.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE