Todos somos pacientes

Quem nunca foi paciente que atire a primeira pedra! Quem nunca ficou fascinado pelo trabalho de um cirurgião atire a segunda! E quem nunca criticou a ação de um assessor de imprensa atire a terceira! Se você não atirou pedras nessas três situações, assista ao filme ‘O paciente’, de Sergio Rezende.

A obra, lançada em setembro, conta os últimos dias de Tancredo Neves, o primeiro presidente civil, eleito pelo colégio eleitoral no Congresso Nacional, depois da ditadura militar. O foco está na doença do presidente eleito e nunca empossado, falecido em 21 de abril de 1985.
Deixando de lado o tom ufanista em alguns momentos e o final abrupto, que não comprometem as marcantes atuações de Othon Bastos e Esther Góes, nos papeis do político e de sua esposa, Risoleta, a obra levanta importantes questões. Entre elas, destacam-se o erro médico, a vaidade dos cirurgiões e a relação entre a área médica e a de comunicação.
O diretor enfatiza como, no momento da doença, uma pessoa famosa é igual a qualquer outro ser humano. Também condena os egos hiperdesenvolvidos presentes nas salas de cirurgia e nas juntas médicas, onde, muitas vezes, opiniões pessoais são colocadas acima da saúde do paciente. E, ainda, enfatiza como tratar a assessoria de imprensa com respeito e profissionalismo é saudável para todo o processo de comunicação com a família e com a sociedade no caso de celebridades.
Por tudo isso, o filme lembra que todos nós somos pacientes potenciais de um sistema de saúde nem sempre competente para lidar com as questões apontadas. A base de tudo parece estar na humanidade das relações. Enquanto doentes, médicos e jornalistas agirem como deuses, o resultado será a ira do destino, ele exista ou não.
Oscar D’Ambrosio, mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, é Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE