Tigre de Americana tem lançamento do DVD

O documentário Tigre de Americana, Uma Paixão Centenária estará à venda a partir de segunda-feira em DVD, com extras inéditos. O filme tem 1h30 de duração e teve exibição única em fevereiro no Teatro Municipal de Americana, para 550 pessoas. Conta a história de 103 anos do Rio Branco através de depoimentos e imagens raras, como as da inauguração do gramado do Estádio Décio Vitta, em 1977, e as da festa em Americana pelo acesso à primeira divisão paulista, em 1990.

Além da exibição no teatro municipal, o filme já foi exibido na FAM (Faculdade de Americana), Cineclube de Americana e Polivalente. Novas exibições estão previstas (leia abaixo). Com iniciativa da Fundação João Zanaga, o projeto tem o apoio da Rede TODODIA de Comunicação, Audaz e Big Mídia Produções, e patrocínio oficial do Supermercado São Vicente. A produção do documentário é da 3marias Produtora Cultural, com a consultoria do jornalista Claudio Gioria e a realização do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. O filme foi dirigido por Luciana Teixeira, com equipe de produção e estúdios da Big Mídia Produções.
   O DVD, que tem a opção de legendas em inglês, reúne personalidades que contam toda a trajetória do clube, da fundação em 1913, como Arromba, até os dias atuais. Entre os entrevistados estão atletas revelados pelo clube, como Marcos Assunção, Flávio Conceição, Mineiro e Macedo, jornalistas, esportistas e torcedores.
   “Fiquei maravilhado com o que assisti. Minha primeira vez num estádio de futebol foi no Riobrancão em 1979, ainda o AEC. Rever jogos e jogadores daquela época foi fantástico. Isso sem falar nas imagens que mostravam o barrancão lotado. Gostei tanto que procurei estar presente em outras exibições. Numa delas estava acompanhado do craque Marcinho Rocha, que fez parte do inesquecível escrete de 1992-94. Esse documentário deveria ser exibido em todas as escolas da cidade para as crianças e jovens de hoje conhecerem a rica história do glorioso Rio Branco. Quem sabe assim a cidade não volta a gostar novamente do Rio Branco e levá-lo novamente à primeira divisão. Lugar de onde ele nunca deveria ter saído”, contou o advogado Dinael de Souza Machado, que viu o filme pela primeira vez na FAM e voltou a assistir no Polivalente.
   Os interessados em adquirir DVD, que custa R$ 20, devem entrar em contato com a produtora 3marias Produtora Cultural pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 3408-0300. Também podem comprar diretamente no Armazém 3marias, que fica na Rua Florindo Cibin, 329, em Americana. Cópias do documentário serão disponibilizadas para escolas e bibliotecas.
 
   O QUE TEM NOS EXTRAS
 
   Os extras inéditos trazem histórias curiosas dos entrevistados, como a lenda dos fantasmas que habitavam os alojamentos do Décio Vitta, contada por Flávio Conceição, e o boi que o ex-zagueiro Agenor ganhou na rifa e fez todo o elenco ir buscar a pé em Santa Bárbara d’Oeste. O volante Marcos Assunção lembrou de quando frequentava junto com outros garotos-jogadores as famosas domingueiras da sede social do Rio Branco e Macedo revelou que precisou inverter seu nome para poder ser registrado em dois clubes ao mesmo tempo.
   A produção também não esqueceu de jogos inesquecíveis do Rio Branco e abriu um extra para contar a história de alguns deles, como a vitória sobre o então campeão do mundo São Paulo, com recorde de público no Décio Vitta, o heroico empate no último minuto contra o Guarani que valeu classificação e os históricos 5 a 2 sobre o Palmeiras de Marcos e Felipão.
   O outro extra inédito, que promete emocionar quem viveu o ano de maior glória do clube, 1990, reúne imagens raras de todos os gols da campanha do acesso de 1990, quando o Rio Branco conseguiu pela primeira vez na história subir para a primeira divisão do futebol paulista.
 
   NOVAS EXIBI????ES
 
   O filme tem mais quatro exibições agendadas. A primeira delas é segunda-feira, às 19h, na Escola de Goleiros Camisa 1, para o público em geral, com pipoca e café para os presentes. A escola é comandada por Vander Batistella, que foi treinador de goleiros do Tigre.
   Em agosto estão previstas três exibições no Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo). No dia 9, às 19h, o filme será exibido para os alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Engenharia Elétrica. No dia 12 acontecem duas sessões – às 8h para os alunos dos cursos de Psicologia e Pedagogia e às 19h para os estudantes de Psicologia e Ciências Contábeis.
 
   MATERIAL DE APOIO
 
1)      Teasers do filme podem ser assistidos no link https://www.youtube.com/watch?v=uJy63W9pBpg&list=PL61ZD_a77ZX8UHW3chXMeavJjuZmIb1q3
2)      Em anexo, a arte da capa e do DVD que estará à venda a partir de 25 de julho.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE