Vereador questiona falta de agendamento de consultas

 Vereador questiona falta de agendamento de consultas

O vereador Thiago Martins (PV) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que questiona a falta de agendamento de consultas na rede pública municipal de saúde.

De acordo com o parlamentar, moradores do bairro Jardim Boer I relataram que a unidade básica de saúde que atende a região suspendeu o agendamento de consultas devido à pandemia de Covid-19. “Os relatos indicam que a dificuldade está no atendimento da especialidade clínica geral e pediatria, o que ressalta um problema sério, visto que a identificação inicial de problemas de saúde em adultos e crianças pode estar sendo falha”, aponta.

Martins destaca que a população depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde não pode ficar desassistida. “Sabemos que alguns procedimentos, sendo de urgência e emergência, permaneceram funcionando, porém, casos mais simples – mas não menos importantes – estão sendo deixados de lado. A prevenção através de exames, consultas e acompanhamento foi suspensa e o fato pode trazer grave prejuízo em longo prazo”, acrescenta.

No requerimento, o vereador pergunta por que exames, acompanhamentos e cirurgias eletivas foram suspensas no município, qual o prazo estimado para a retomada dos atendimentos comuns nas unidades de saúde e se existe planejamento para retomada gradual de todos os atendimentos de saúde atualmente suspensos.

Relacionados