Termômetro de mercúrio será proibido em 2019

A fabricação, importação e comercialização de medidores de pressão arterial e termômetros de mercúrio deve ser suspensa a partir de janeiro de 2019, conforme resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), decretada em março de 2017. Com a proximidade do prazo da proibição, surgem dúvidas sobre o que fazer com tais objetos em casa e quais substitutos optar.
As medidas aprovadas para retirar do mercado materiais que utilizam mercúrio se deram devido ao perigo da exposição, especialmente para crianças. O metal pode afetar diversos órgãos, como cérebro, coração, rins e pulmões. Dados do Ministério do Meio Ambiente revelam que o contato por algumas horas com apenas 1,2 miligramas deste metal líquido é capaz de causar bronquite e fibrose pulmonar.

Junto com outros 140 países, o Brasil assinou, em 2013, a Convenção de Minamata, um tratado global que visa proteger a população e o ambiente dos efeitos do mercúrio.
A decisão da Anvisa também define como o descarte de produtos com mercúrio deve ser feito. Há diversas opções para substituir os termômetros com mercúrio, como as versões digitais.

Caso o produto esteja inteiro, entre em contato com o serviço de limpeza do município ou com um órgão ambiental para saber onde descartá-lo. No caso de quebra dos equipamentos com este metal tóxico, os cuidados são outros:

Não deixe crianças brincar com o metal, que geralmente fica em formato de bolinhas.
Use máscara cirúrgica e luva de borracha e recolha o material usando um papel, uma seringa sem agulha ou uma fita adesiva.
Nunca use aspiradores de pó ou vassouras para recolher o material, pois elas podem fazê-lo evaporar.
Limpe o local em que o mercúrio caiu com um pano com desinfetante e descarte este tecido em seguida.
Depois, coloque a substância recolhida em um pote de plástico resistente e com fechamento hermético. Caso o mercúrio seja líquido, encha o pote com água antes de vedá-lo.
Na parte de fora do pote, cole uma etiqueta com a frase ???Resíduos tóxicos contendo mercúrio???.
Coloque o recipiente em uma sacola e amarre.
Por fim, entre em contato com o serviço de limpeza do município ou com um órgão ambiental para saber o local de descarte mais próximo.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE