Tecnologia do séc XIX ainda sobrevive

Após rumores que a Apple ia se livrar do plugue do fone do ouvido no futuro iPhone 7, mais de 200 mil pessoas assinaram uma petição pedindo que eles reconsiderassem a decisão. O modesto plug é um raro exemplo de tecnologia que sobreviveu à passagem do tempo, segundo Chris Stokel-Walker.O boato é que a Apple ia descartar o plugue de 3,5mm, fazendo com que os headphones fossem ligados ao “Lightning”, o conector projetado pela própria empresa e usado para carregar iPhones, iPads e outros dispositivos da Apple.Críticos afirmam que, apesar de isso permitir que os iPhones sejam levemente mais finos, muitos fones de ouvido se tornarão inúteis e fabricantes serão forçados a pagar à Apple para usar o “Lightning” em seus produtos.
A petição diz que a medida criaria “montanhas de lixo eletrônico”.Também seria um grande impacto em uma tecnologia que se provou notoriamente resiliente. O plugue de 3,5mm é praticamente um item do século 19 – é uma versão miniatura do clássico plugue de meia polegada (6,35mm), que teria sido criado em 1878.”Precisava ser algo que pudesse ser inserido e removido muito facilmente, mas ainda fizesse uma conexão segura”, diz Charlie Slee, membro da Audio Engineering Society.
A princípio, os plugues de meia polegada eram usados por operadores em antigas mesas de controle de telefone.Estúdios e guitarras também usavam este tipo de plugue.Mas, à medida que equipamentos de áudio se tornaram menores, foi preciso criar uma alternativa menor para os plugues.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE