Suzano elogia coordenadora de P&D pelo Dia da Mulher

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, acredita e atua fortemente para promover a diversidade na empresa, proporcionando um ambiente de trabalho inclusivo para Pessoas com Deficiência (PCDs) e de diferentes identidades de gênero, orientações sexuais, etnias e gerações.  Isso possibilita um ambiente onde os(as) colaboradores(as) se sintam mais envolvidos (as), a criatividade e as contribuições proliferam e, ao mesmo tempo, as taxas de atratividade e retenção de novos talentos aumentam.

A coordenadora do setor de P&D na Unidade da Suzano, em Limeira, Francismara Aparecida Duarte Camargo, responsável por gerir o laboratório Industrial, apoiando no desenvolvimento de projetos de pesquisa, e manter esse local com novas tecnologias e metodologias para atender os projetos inovadores da área, ressalta que, no dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher –, é necessário promover uma reflexão sobre a igualdade de gênero nas empresas. “Me sinto uma profissional que estudou, errou, acertou e ainda tem muito a aprender para que juntos possamos cultivar cada vez mais a diversidade. Nós, mulheres, podemos contribuir e somar com todos os profissionais do setor florestal, assim como é feito hoje na Suzano, estamos juntos para inspirar, fazer acontecer, gerar valor, aprender e ser parte do time independente do gênero”, diz a coordenadora.

Desde o início do seu curso de graduação, ela já percebia que no setor florestal a presença de homens era bem maior do que a de mulheres. “Minha graduação foi em Química e na sequência realizei o Mestrado na área de Ciências Florestais na Esalq/USP, e segui com uma Especialização na Universidade OBO Academy, na Finlândia. Durante todo esse período o número de estudantes homens sempre foi maior, mas isso nunca foi uma barreira, sempre busquei fazer o que eu gostava, interagindo e conquistando meu espaço como estudante e profissional”, explica Francismara.

Atuando na área há 13 anos, ela comenta que desde a época do seu ensino superior, estágio e conquista profissional, o reconhecimento da mulher em diversos setores vem crescendo. “Percebo que as mulheres estão conquistando seu espaço cada vez mais, gerando e compartilhando valor. Identifico um futuro promissor para todas no setor florestal”, declara.

Aos poucos Francismara foi se destacando na carreira profissional, como nos centros de tecnologia e inovação por onde passou. Na Suzano, como coordenadora ela incentiva que todos (as) continuem lutando para que conquistem a sua independência financeira, a liberdade, o aprendizado constante e a felicidade na área que sempre desejaram. “Ser gestora de uma equipe que está em constante aprendizado, buscando o novo e oportunidades de novas tecnologias para geração e fabricação de novos produtos é muito motivador e o melhor é comemorar o resultado em parceria com o grupo e poder dizer ‘nós mulheres/homens, pares e parceiros, fazemos parte dessa história’ e isso é muito gratificante.”

 

Plural – Diversidade e Inclusão

Para a Suzano, cada pessoa possui um mundo de possibilidades e um time diverso amplia a capacidade da empresa de compreender e responder a cada demanda do mercado e da sociedade.

O Programa Plural, movimento interno que surgiu de forma orgânica e voluntária na Suzano em 2016, tem como objetivo valorizar a diversidade e incentivar a inclusão na companhia. O programa foi institucionalizado em 2019 e tem estreita relação com o ambiente diverso e inclusivo que desejamos construir em nossas operações. O tema diversidade, inclusive, também faz parte dos nossos Direcionadores de Cultura.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE