Suor excessivo é doença e pode ser tratado

Suor excessivo, seja no calor ou no frio, daqueles que deixam rosto, cabeça, axilas e mãos molhados, muitas vezes, inclusive, logo após o banho, água escorrendo pelo braço e pelo corpo, roupas manchadas, odor forte, pés frios ou molhados, mãos frias ou inchadas. Esse é o diagnóstico da Hiperidrose, uma doença caracterizada pelo suor excessivo localizado. A Organizacão Mundial de Saúde classifica a Hiperidrose como uma doença funcional que não acarreta nenhum mal orgânico, permitindo que a pessoa conviva com o problema, mas a caracteriza, em todas as suas variações (mãos, pés, axilas e craniofacial) como uma doença limitante e constrangedora, e recomenda que ela não seja avaliada apenas sob o aspecto estético.

???Essa doença causa um grande desconforto para quem a apresenta, gerando vários tipos de limitação funcional, fobias e constrangimentos, incapacidades específicas e até riscos ocupacionais, dependendo da profissão que exerce. Todos estes problemas ocorrem em graus e em situações variados, de acordo com a sensibilidade e experiência de cada um???, explica o cirurgião torácico Marcelo Manzano Said, do Instituto do Radium de Campinas.

A Hiperidrose acomete cerca de 140 milhões de pessoas no mundo, que representam 2% da população mundial, igualmente a homens e mulheres com pequenas diferenças nas prevalências e nas idades. Ela pode aparecer desde a infância até a idade adulta e caracteriza-se pelo suor excessivo que pode ser nas mãos, nos pés, nas axilas, no rosto e no couro cabeludo, juntos ou em separado.
 
???Como a única função do suor é perder calor e auxiliar no controle da temperatura corporal (termoregulacão), a Hiperidrose não causa nenhum problema nos órgãos e nas suas funções. No entanto, muitas vezes o suor excessivo é acompanhado de vermelhidão no rosto e no tórax (rusching cutâneo ou Síndrome do Palco); odor forte (bromohidrose); mancha nas roupas (cromohidrose); cheiro forte nos calçados (chulé) e de mãos ou pés sempre frios???, acrescenta o médico. Assim, frequentemente, aqueles que procuram o tratamento para a Hiperidrose o fazem em busca de melhorar a qualidade de vida em relação ao suor.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE