Edit

Sumaré inicia Operação Verão com foco na prevenção

Por meio de um plano preventivo, trabalho ostensivo e plantão 24 horas, a Prefeitura de Sumaré realiza a Operação Verão 2021/2022. Com uma ação integrada da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), além das secretarias municipais, o objetivo é terminar o período no dia 31 de março de 2022 com o mínimo de ocorrências como enchentes, alagamentos, desabrigados e demais intercorrências e danos.

Para o combate às cheias e outros danos eventualmente causados por fortes chuvas, foram adotadas medidas preventivas pela Defesa Civil, como o acompanhamento dos índices pluviométricos e previsão meteorológica em uma central de monitoramento 24 horas montada na sede da corporação, vistorias de campo e acompanhamento in loco de todas as áreas de risco. Além disso, a corporação participou de treinamentos promovidos pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, sendo capacitada e atualizada sobre ações preventivas, de socorro e assistenciais.

Os Ribeirões Quilombo e Tijuco Pretot recebem limpezas constantes. Também são realizadas atividades de orientação e conscientização da população, como para evitar descartes irregulares, que é um dos principais fatores de risco para alagamentos e enchentes, e monitoramento e vistoria das áreas de risco, mapeadas em 2017 pelo Plano Municipal de Ações Contra Enchentes. Além disso, a Secretaria de Serviços Públicos trabalha intensamente no desentupimento de bueiros, a fim de facilitar o escoamento das águas das chuvas.

“Nossa preocupação é sempre proteger a população. Elaboramos no ano passado o Plano Municipal de Ações Contra Enchentes, contendo um mapeamento de todas as áreas risco, e que é nossoa base para a elaboração das ações preventivas. Nossas equipes trabalham para prevenir possíveis ocorrências, reduzir os impactos e amenizar os transtornos, minimizando os danos no caso de possíveis desastres naturais”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Em casos de emergências, a população deve acionar a Defesa Civil telefone (199), Corpo de Bombeiros Municipal (193), SAMU (192), Polícia Militar (190) ou Guarda Municipal (38732656 ).

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE