Sumaré vai ter Dia do Nordestino

A Câmara Municipal de Sumaré aprovou o Projeto de Lei que institui o dia 8 de outubro como ???Dia do Nordestino e Encontro Assareense e Amigos??? no calendário oficial de eventos do município. O PL nº 103/2019, de autoria do vereador Ulisses Gomes (PT), foi aprovado por 17 votos durante sessão ordinária ocorrida na noite desta terça-feira (16) e segue agora para sanção do prefeito Luiz Dalben. 
O projeto permite que as secretarias municipais de Cultura, Educação e Esporte e Lazer promovam e incentivem a divulgação de eventos, com o objetivo de reunir a comunidade nordestina e divulgar a cultura do Nordeste para que todos possam conhecer as dimensões sociais, materiais e culturais desta região do Brasil. Ainda de acordo com o PL, as comemorações poderão contar com recursos privados e de doações. 
???O Dia do Nordestino é comemorado nacionalmente em 8 de outubro, no Brasil. Esta data homenageia toda a diversidade cultural e folclórica típica da região Nordeste, conhecido pela sua musicalidade, culinária, danças, superstições, artesanatos, belíssimas paisagens naturais e muito mais. O povo nordestino é um grande tesouro da cultura nacional, um dos maiores traços da identidade do Brasil???, justifica Ulisses. 
O vereador lembra ainda o poeta cearense Patativa do Assaré, um dos maiores poetas populares do Brasil. ???Com uma linguagem simples, porém poética, retratava a vida sofrida e árida do povo do sertão. O poeta projetou-se com a música ???Triste partida???, em 1964, uma toada de retirantes gravada por Luiz Gonzaga, o rei do baião. Seus livros traduzidos em vários idiomas foram tema de estudos na Sorbonne, na cadeira de Literatura Popular Universal da universidade francesa???, finaliza.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE