Sumaré terá vacina contra Raiva

Começa neste sábado, dia 30 de julho, e segue nos sábados dias 6 e 13 de agosto, a Campanha de Vacinação Antirrábica 2016, promovida pela Prefeitura de Sumaré por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A força-tarefa vai contar com mais de 35 postos de vacinação itinerantes ao longo de sua execução, incluindo pontos estratégicos na área rural que será atendida entre os dias 1º e 11 de agosto.
A partir do dia 15 de agosto, a Unidade de Vigilância de Zoonoses, localizada na Avenida da Saudade, s/nº, Centro, passa a ser um posto de vacinação permanente de segunda a sexta-feira, com atendimento das 8h às 12h e das 13h às 16 horas.
A raiva é uma infecção aguda do sistema nervoso central causada pelo vírus do gênero Lyssavirus (família Rhabdoviridae), podendo atingir todas as espécies de mamíferos, incluindo o homem. Sua transmissão acontece geralmente através da mordida e inoculação do vírus presente na saliva dentro da pele. A vacina é bastante efetiva em impedir o avanço da doença, quando administrada em tempo hábil e conforme recomendação.
Podem receber a dose da vacina todos os cães e gatos a partir de três meses (machos e fêmeas), incluindo lactantes, cadelas prenhes ou no cio. Os cães devem ser devidamente transportados com guia de condução, coleira e, se necessário, focinheira. No caso de gatos, os donos podem utilizar caixas de transportes. 
No âmbito municipal, a Campanha de Vacinação Antirrábica 2016 é organizada pelo departamento de Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, por meio da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses) e da Vigilância Epidemiológica. 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE