Sumaré tem 120 casos de dengue

A Secretaria de Saúde de Sumaré divulgou hoje a atualização de dados da dengue neste ano. Até o momento, segundo o Instituto Adolfo Lutz, já são 120 casos os confirmados da doença na cidade. O município não possui até o momento nenhum caso de dengue hemorrágica; apenas uma paciente teve complicações no início do ano, ficou internada por alguns dias no HES (Hospital Estadualde Sumaré) e se recuperou, recebendo alta médica dias depois.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, 2014 é um ano preocupante, como foram os mais recentes, e não só em Sumaré como também em toda a RMC (Região Metropolitana de Campinas) e no Estado de São Paulo em geral. Foi isolado o vírus da dengue de dois pacientes, e constatado em ambos oscasos a presença do sorotipo DEN1, que não circulava na cidade há pelo menos 10 anos. ???Apesar dessa preocupação adicional, acredita-se que este não será um ano atípico em relação aos anos anteriores???, ressaltou o órgão.
No mesmo período 2013, eram 75 casos confirmados (até 21 de fevereiro). Segundo o coordenador do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Sumaré, Ricardo Telli, os motivos para essa diferença, apesar da pouca chuva, é o fato de não ter sido constatada a tradicional interrupções da transmissãona virada do ano de 2013 para 2014, ao contrário do que se observou no ano anterior.
???Neste ano, a transmissão da dengue não apresentou interrupção, o que não se constatou nos anos anteriores. Esse mesmo cenário pode ser observado nas outras cidades da região, ou seja, não é exclusividade de Sumaré. Além disso, estamos verificando que o pico da doença no ano de 2014 seantecipou em alguns meses ao observado em 2013 (quando este pico foi em abril)???, afirmou.
Em 2013, Sumaré registrou quase 2,5 mil casos de dengue, o equivalente a praticamente 1% da população da cidade. O recorde histórico da epidemia foi em 2007, quando a cidade registrou 3.699 casos positivos. No entanto, a Secretaria de Estado da Saúde trabalha com a possibilidade de a doença atingir novamente 1% da população agora em 2014.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE