Sumaré imuniza 33 mil contra gripe

A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe (Influenza) imunizou 47.287 pessoas em Sumaré. Deste total, 33.990 moradores pertenciam ao público-alvo e outras 13.297 doses foram aplicadas em pessoas com algum tipo de comorbidade. Com estes números, o município atingiu o índice de 75,55% de cobertura vacinal, protegendo aqueles que estão mais vulneráveis aos vírus, inclusive da gripe H1N1. 
Segundo o balanço final divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, foram vacinadas 9.072 crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, 1.484 gestantes, 458 puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), 4.490 trabalhadores da Saúde e 18.486 idosos. Além destes, a cidade vacinou também 13.297 pessoas com algum tipo de comorbidade. 
???A vacina é considerada a medida mais eficaz de proteção contra a doença, porém, uma série de ações cotidianas simples podem diminuir bastante as chances de contágio, como lavar frequentemente as mãos com água e sabão, evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes, não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo, não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal???, explicou o secretário municipal de Saúde, Carlos Eduardo Vicente.
Não há casos confirmados de H1N1 em Sumaré neste ano. Os sintomas da gripe H1N1 são parecidos com os causados pelos vírus de outras gripes comuns, porém ela requer atenção especial às pessoas que apresentarem febre alta repentina (acima de 38°), dor muscular, dor de cabeça, dores na garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.
A Secretaria Municipal de Saúde destaca ainda a importância de evitar a automedicação, já que o uso dos remédios sem orientação médica pode ser prejudicial.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE