Suicídio se torna epidemia entre a Geração Z

O suicídio é apontado como a segunda causa de morte entre a Geração Z. A informação integra o relatório do Centers for Disease Control and Prevention que aponta que a taxa entre pessoas de 10 a 24 anos aumentou 56% (2007 a 2017). Diante desses números, especialistas afirmam que o cenário é de uma epidemia. Exagero? Acredito que não. De 2007 a 2013, a taxa de suicídio entre jovens era de 3%; entre 2013 e 2017 passou a 7% ao ano. Entre os adolescentes de 15 a 19 anos, a taxa subiu 76% de 2007 e 2017. Na prática, a Geração Millennials ??? formada por nascidos a partir de 1997 ??? enfrenta uma crise de saúde mental superior à da anterior. O relatório mostrou que, em 2017, 13% dos adolescentes entrevistados relataram ter pelo menos um episódio depressivo no ano anterior.

Apoiada na crença de que informação de qualidade é essencial para enfrentarmos esse desafio de promover a saúde mental, sobretudo entre jovens, lançamos o livro Estresse e Ansiedade: encarando a epidemia nas garotas, de Lisa Damour, PhD em Psicologia. Colunista do The New York Times e da CBS News, a especialista se dedica a compreender a causa do desequilíbrio dos sintomas de estresse e ansiedade entre gêneros. Com um sólido trabalho acadêmico e clínico, Lisa aponta que as pressões cotidianas estão prejudicando mais as garotas.

O livro é um guia para refletir, discutir e encarar o crescente aumento da ansiedade e estresse entre as jovens meninas. O livro mostra que a incidência de ansiedade e estresse aumentou significativamente entre adolescentes de ambos gêneros, mas os estudos têm apontado que existe uma maior predominância entre meninas. Essa é, inclusive, uma ocorrência global.

A obra apresenta soluções práticas ??? apoiadas em pesquisas e em uma linguagem acessível ??? para abordar assuntos que podem ser causadores do estresse e ansiedade entre as garotas. Dividido em cinco grandes áreas ???Lidando com o estresse e a ansiedade; Garotas em casa; Garotas com garotas; Garotas com garotos; Garotas na escola; e Garotas em nossa cultura ???, é destinada a pais, familiares, responsáveis e educadores. A proposta é fornecer insumos suficientes para que adultos consigam refletir e conversar, de igual para igual, com meninas que estão vivenciando o desafio de lidar com quadros de ansiedade e estresse.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE