‘Suicídio’ abordado em palestra no DAE

O mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio, o Setembro Amarelo, trouxe esse delicado e necessário tema aos funcionários do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d???Oeste por meio da palestra ???Vida em Equilíbrio???, do palestrante convidado, o tenente reformado da Polícia Militar, Vilson Berlanda, e promovida pela Divisão de Recursos Humanos da autarquia, nesta quarta-feira (18). A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a cada 40 segundos alguém morre por suicídio no mundo.

Com base na evidência de que o suicídio está atrelado ao arrependimento, segundo Berlanda, e que as taxas de suicídio preocupam, a abordagem compreendeu mostrar aos servidores – dos setores administrativo e operacional – a dimensão do problema, identificar as pistas deixadas por quem chega pensar em deixar de viver e maneiras de agir diante da depressão e do pensamento suicida.

O tenente abordou ainda algumas de suas experiências vividas em ocorrências policiais nos casos de tentativa de suicídio. Os acertos e os erros nas abordagens ao longo da sua atuação na profissão estabeleceram um estudo de caso com psicólogos e psiquiatras, que são especialistas recomendados para o tratamento de pessoas com comportamento suicida.

Na ocasião, dados da OMS foram apresentados pelo tenente e, dentre os levantamentos, foi destacado que 90% dos suicídios podem ser evitados. Diante disso, o palestrante orientou a busca pela abertura do diálogo, mostrar para a pessoa, a qual passa pelo problema, que ela precisa de ajuda e pode sim melhorar. ???A procura por um especialista é fundamental???, afirmou o tenente Berlanda.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE