SPC Brasil participa da 6ª Semana de Educação Financeira

Na próxima quarta-feira (22/05), o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) participará de painel com especialistas do mercado para debater indicadores para a política de educação financeira no país durante a 6ª Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF 2019), em São Paulo. Na ocasião serão apresentados dados da pesquisa Educação Financeira ??? Comportamentos do Brasileiro Ligado ao Dinheiro, realizado com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e em parceria com o Banco Central.

Uma das principais conclusões do estudo mostra que apesar de a maioria dos brasileiros acreditar que possui um grau de conhecimento bom ou ótimo para administrar seu dinheiro, 32% não têm o hábito de traçar metas para realizar sonhos de consumo e 40% reconhecem que o aspecto emocional influencia as decisões financeiras.

Dentre os que consideram bom ou ótimo seu nível de conhecimento, quase a metade (46%) aprendeu a gerenciar sua vida financeira sozinho e para 24%, a aprendizagem aconteceu em casa, desde cedo. Outro dado revela que o aprendizado pela internet é mais frequente entre os homens: 27% recorreram ao ambiente digital para consultar canais e sites de conteúdos de orientação financeira. Já no caso das mulheres, apenas 10% afirmam ter aprendido a gerenciar seu dinheiro pela internet.

Além disso, 81% dos entrevistados destacaram que ao fazer compras, avaliam se realmente precisam do produto, enquanto 70% declararam conseguir resistir às promoções, ou seja, só compram o que está planejado.  Em contrapartida, um terço dos brasileiros compram produtos por impulso ??? mesmo que estejam contraindo uma dívida ??? se alguma coisa desperta seu interesse. E 46% assumem já ter comprado algo apenas motivados pelo prazer da posse.

?? também significativo o poder da influência de outras pessoas sobre as próprias compras, seja direta ou indiretamente. De acordo com o levantamento, 31% dos entrevistados revelam já ter comprado algo mais caro por se sentirem constrangidos na frente de amigos em vez de adquirir um produto mais barato.

A íntegra da pesquisa será apresentada na quarta-feira (22) e estará disponível nos sites do SPC Brasil e do Banco Central.

As inscrições para o evento devem ser feitas na página da  6ª Semana Nacional de Educação Financeira.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE