Sol e Lua se unem neste domingo

Em Americana, 51% do Sol será eclipsado, no máximo do eclipse, que ocorrerá às 11h30. O percentual maior, no Brasil, será em Porto Alegre/RS, com 61%. O início do fenômeno irá ocorrer às 10h02, e o fim às 12h59. O eclipse acontecerá alto no céu (71º) e poderá ser observado de qualquer ponto da cidade. Mas atenção: observar o eclipse sem um filtro especial pode causar danos irreparáveis a visão, e até mesmo cegueira! Olhar o Sol com óculos escuros, negativos de filmes coloridos e bacia d???água, nem pensar! A forma mais indicada do público leigo observar o fenômeno é adquirir um ???vidro de máscara de soldador???, à venda em lojas de materiais elétricos ou depósitos de construção.

Aqueles que possuem algum tipo de telescópio poderão utilizar o método de projeção em um anteparo branco para a observação do fenômeno. Essa também é a melhor forma para o leigo fotografar o evento. Aqueles que desejarem observar o eclipse em sua plenitude, isso é,  como um eclipse anular, terão que viajar para a Argentina ou Chile, para, assim, estarem dentro da faixa de anularidade.
O QUE ?? UM ECLIPSE SOLAR ANULAR?
Os eclipses solares ocorrem apenas na Lua Nova, quando do perfeito alinhamento entre o Sol, a Lua e a Terra. Quando o disco aparente da Lua oculta completamente o disco solar no perigeu (menor distância da Lua à Terra), temos o eclipse total do Sol. Contudo, quando o disco aparente da Lua é inferior ao do Sol por ocasião do apogeu (maior distância da Lua à Terra), o seu diâmetro aparente é insuficiente para cobrir o disco solar, formando então ao redor deste um belo anel luminoso. Os últimos eclipses anulares visíveis no Brasil foram: 24/12/1973; 10/08/1980; 29/03/1987; 29/04/1995 e 14/10/2003. O próximo que será visto como anular no Brasil será em 14/10/23, na região norte-nordeste. Todos os anos há pelo menos dois eclipses do Sol, visíveis de algum lugar do planeta. Os efeitos de um eclipse anular sobre a vida na Terra são insignificantes, porém chamam a atenção pelo belo espetáculo que proporcionam.
EM AMERICANA
Apesar do fenômeno não necessitar de instrumentos óticos para ser visto, tornando possível às pessoas observarem o eclipse de sua própria casa, o OMA, órgão da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura, estará realizando uma programação especial para este domingo de carnaval:

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE