Sobras nutritivas: inclua cascas de frutas e legumes nas receitas

Na cozinha o hábito de usar só a polpa de frutas e legumes, descartando as cascas fora é muito comum. Aproveitar os alimentos por completo evita o desperdício e faz muito bem para a saúde, já que as cascas concentram altas doses de nutrientes.
Uma boa higiene é essencial para consumir os alimentos com casca. “O ideal é lavá-los em água corrente, utilizando uma escova própria, e depois colocar de molho em solução clorada por 15 minutos – 1 litro de água para 1 colher de sopa de água sanitária.  Depois é só enxaguar em água corrente e secar com papel toalha”, ensina.

A especialista do Oba Hortifruti elaborou três receitas saborosas para aproveitar as cascas de frutas e legumes:

Salpicão com casca de melanciaIngredientes5 xícaras (chá) de casca de melancia ralada
300 gramas de peito de frango desfiado1 e ½ xícara (chá) de salsão picado¼ xícara (chá) de cebola picada2 colheres (sopa) de salsinha picada1 xícara (chá) de cenoura ralada com a cascaSuco de 1 limão2 potes de iogurte naturalSal a gosto Modo de preparoFerva as cascas em água e sal até ficarem macias. Reserve. Depois de frio, misture com os demais ingredientes. Leve à geladeira por 30 minutos e sirva como acompanhamento.

Caponata de casca de banana
Ingredientes6 bananas prata verdes½ pimentão vermelho em cubos½ pimentão amarelo em cubos5 dentes de alho em cubos2 tomates em cubos2 colheres (sopa) de uva passa branca50 gramas de amêndoas em pedaços½ maço de manjericão picadoSuco de 1 limãoSal a gostoPimenta do reino e azeite a gosto Modo de PreparoCozinhe as bananas em uma panela de pressão por 10 minutos. Retire a polpa – que pode ser usada para o preparo de biomassa – e pique à casca. Reserve. Em uma travessa disponha o tomate, os pimentões, o alho, as cascas das bananas e as passas. Tempere com sal, azeite e pimenta. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 20 minutos. Ao retirar do forno misture as amêndoas e sirva com torradas ou pão sírio.
Suflê de casca de legumes
Ingredientes
1 xícara (chá) de leite desnatado
4 xícaras (chá) de cascas de legumes variados (picadas)½ xícara (chá) de queijo branco ralado2 colheres (sopa) de farelo de trigo1 colher (café) de sal2 claras em neve1 colher (chá) de fermento em pó Modo de preparo
Esquente o leite em uma panela. Junte as cascas dos legumes, o queijo e o farelo de trigo. Tempere com o sal e desligue o fogo. Deixe esfriar e junte as claras em neve e o fermento, mexendo delicadamente. Coloque a mistura em uma forma antiaderente. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC até dourar. Sirva em seguida.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE