Snacks saudáveis pra evitar tentações em dias mais frios

??poca de outono-inverno é sempre um desafio para quem quer ou precisa manter a dieta equilibrada. Os dias mais frios naturalmente aumentam nosso apetite por alimentos quentinhos ??? e em geral mais calóricos! Mas a boa notícia é que existem sim opções de snacks saudáveis, com ingredientes nutritivos e de preparo prático, que podem ser consumidos nessa estação nos intervalos das principais refeições sem comprometer a balança.
 “Na correria do dia a dia, às vezes recorremos a produtos industrializados ou muito calóricos e ricos em substâncias artificiais para driblar a fome na hora do lanchinho, especialmente no inverno”, destaca a nutricionista do Oba Hortifruti Renata Guirau. “Mas mesmo quando dá aquela vontade de beliscar algo na frente da TV, é possível escolher entre uma variedade de alimentos mais saudáveis, mas ainda assim deliciosos, incluindo legumes preparados de maneira diferente do usual, frutas secas, sementes e fontes de proteína, como o queijo”, explica Renata. “Caprichar nos temperos e complementos dá um toque extra ao snack”, completa. Confira algumas sugestões da nutricionista do Oba Hortifruti: Oleaginosas: castanhas, nozes, amêndoas e avelãs. Muito saborosas, são fontes de gorduras boas e fibras, conferindo saciedade. Por serem muito calóricas, não devem ser ingeridas em excesso, sendo a porção ideal um punhado (medido na palma da mão). Frutas secas: uvas passas, ameixa seca, damasco seco e banana passa são opções ótimas para quem gosta de alimentos doces nos lanches. São excelentes fontes de vitaminas e fibras. Apenas é necessário tomar cuidado com o estado de conservação, pois podem favorecer crescimento de fungos quando estão ficando velhas. Sementes: as de abóbora e de girassol, torradas e salgadas, compõem snacks  diferentes e gostosos. São fontes de potássio, magnésio, gorduras boas e fibras. Assim como as oleaginosas, dão saciedade para quem sente fome entre as refeições principais.  Queijos: consumir uma porção de queijo entre as refeições é indicado para quem busca uma dieta com mais proteína e precisa de um bom aporte de cálcio. A porção ideal é de duas a três fatias (30g a 40g). Dê preferência aos queijos mais magros, mas os amarelos podem ser eventualmente consumidos. Uma boa dica é temperar com azeite e orégano. Legumes assados: poucas pessoas pensam em comer legumes fora do almoço ou jantar, mas palitinhos de cenoura assados, chips de abobrinha e de berinjela, além de brócolis assado, podem ser ótimas opções para os lanches, principalmente no inverno, pois podem ser consumidos quentes. São fontes de fibras, vitaminas e minerais e ainda apresentam pouca caloria, ideal para quem quer manter o peso em dia. Ovinhos de codorna e tomates cereja: uma combinação bonita, nutritiva e saborosa. Experimente temperá-los com azeite e orégano. Veja as sugestões de receitas indicadas pela nossa nutricionista: GRANOLA DE CASTANHAS Ingredientes: 50g de castanha de caju50g de castanha do Pará50 g de nozes50g de amêndoas50g avelãs50g de coco seco ralado1 col de sobremesa de óleo de coco Preparo: Triturar as castanhasMisturar as castanhas com o óleo de coco derretidoAcrescentar o coco raladoDourar no forno por 10 minutos.Após esfriar, guardar em pote fechado na geladeira. P??OZINHO CASEIRO FUNCIONAL Ingredientes: 3 ovos1 e ½ xícara de farinha de amêndoas2 colheres de sopa de sementes de abóbora trituradas1 col de sopa de azeite½ xícara de águaSal rosa a gosto1 col de sopa de fermento em póGergelim para decorar. Preparo: Misturar tudo e assar em forma de bolo inglês por 15 minutos. PETISCO DE QUEIJO Ingredientes: 2 fatias grossas de queijoOrégano a gostoAzeite a gostoPimenta a gosto Preparo: Corte as 2 fatias de queijo e faça cubinhosAcrescente orégano, azeite e pimentaDeixe na geladeira de um dia para o outro.Leve de lanche em potinho plástico PETISCO DE LEGUMES Ingredientes: ½ cenoura cortada em palito½ abobrinha cortada em palito1 xicara de abóbora cortada em palito½ batata doce cortada em palito Preparo: Coloque os palitos de vegetais em um recipiente e tempere com pimenta, sal e limão a gosto.Unte uma forma com azeite. Coloque os vegetais sem que encostem uns nos outros.Coloque um fio de azeite sobre os vegetais e leve para assar por em média 40 minutos.Os legumes ficarão assados, porém com textura firme.Coma de lanche nos intervalor das refeições principais. BOLO DE BANANA COM FRUTA SECAS Ingredientes: 2 ovos2 bananas maduras3 col de sopa de farinha de coco OU de amêndoas OU de aveia1 col de chá de canela em pó½ xícara de ameixa seca picada / uva passa / damasco picado / banana passa picada3 col de sopa de água1 col de café de fermento em póPreparo: Bater tudo no liquidificador e levar para assar em forma de bolo inglês por aproximadamente 20 a 25 minutos.   

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