SM tem mutirão de exames urológicos

O Ambulatório de Especialidades Médicas de Sumaré abre neste sábado, dia 10, para atender a 100 homens com a realização de exames urológicos ??? todos já agendados previamente. A ação integra a campanha ???Sumaré Rosa e Azul???, realizada em alusão aos movimentos Outubro Rosa e Novembro Azul, de prevenção aos cânceres de mama e próstata.

Os pacientes foram triados nas unidades básicas de saúde e serão realizados ultrassons de vias urinárias, bolsa escrotal e abdome total. Além disso, equipes da Secretaria Municipal de Saúde também estarão no Ambulatório orientando os homens sobre medidas preventivas ao câncer de próstata e outras doenças que acometem o público masculino.

???Nosso objetivo é motivar e conscientizar os homens com relação ao autocuidado. A prevenção começa pela informação e este é o trabalho que vem sendo desenvolvido este mês na rede municipal saúde ??? palestras, orientações e este mutirão de ultrassonografias, que são exames que fornecem diagnósticos com maior precisão. Estima-se que a cada dez casos de câncer descobertos no início, nove têm chances de cura, por isso, a realização de exames preventivos é fundamental???, reforçou o prefeito Luiz Dalben.

???Também realizamos o ano todo a coleta de exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), que são exames de sangue simples, que servem para diagnosticar alterações na próstata, inclusive o câncer em fase inicial. Os homens de Sumaré podem procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para realizar o PSA. Se houver alguma alteração, os médicos encaminharão para exames mais específicos como as ultrassonografias e exames de toque???, reforçou o secretário municipal de Saúde, Rubens Gatti.

A coleta de PSA é indicada para homens acima de 45 anos ou a partir dos 40 em caso de homens negros e homens com histórico familiar de câncer de próstata (em parente de 1º grau), uma vez que a chance de desenvolver a doença é maior neste público.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE