SM tem ‘I Simpósio de Educação Especial e Inclusiva’

A Prefeitura de Sumaré realiza no próximo mês o ???I Simpósio de Educação Especial e Inclusiva???, com o objetivo de sensibilizar, debater e promover a inclusão social das pessoas com deficiências, principalmente em unidades de ensino. O simpósio está marcado para o dia 13 de setembro, na Faculdade Anhanguera, e acontecerá o dia todo, com cinco palestras e apresentações culturais de alunos da APAE e Pestalozzi, além dos paratletas de Sumaré, campeões dos Jogos Regionais 2018. Toda a população está convidada, a participação é livre e gratuita. Para as palestras, porém, é necessário realizar inscrição on-line, até o dia 6 de setembro (confira a programação abaixo).

O simpósio é promovido pelo Núcleo de Inclusão da Secretaria Municipal de Educação e o mês de setembro foi escolhido para o evento em adesão à campanha ???Setembro Verde???, lançada em 2017 na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Além disso, dia 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta dos Portadores de Deficiências.

No geral, as palestras vão abordar os direitos das pessoas com deficiência e como incluí-las no ambiente escolar e na comunidade. ???Este simpósio visa sensibilizar nossa população sobre os direitos adquiridos das pessoas com deficiência e levar a uma reflexão sobre mudanças de atitudes e ações. ?? uma oportunidade para conhecermos um pouco mais sobre as necessidades especiais dos portadores de diferentes tipos de deficiência, físicas ou intelectuais, e, assim, contribuir para a inclusão e o pleno desenvolvimento de cada um deles. Toda a população está convidada a participar ??? não apenas das palestras, mas também das apresentações dos nossos artistas e atletas, que são exemplos de superação a todos nós???, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Confira abaixo a programação completa do evento.

SERVI??O

I Simpósio de Educação Especial e Inclusiva

Data: 13 de setembro de 2018

Local: Faculdade Anhanguera (Avenida Eugênia Biancalana Duarte, nº 501, Jardim Primavera)

Inscrições para as palestras até 06 de setembro, no endereço eletrônico: http://www.resultadoonline.com/smes/edespecial/login.php
 

Programação

Horário: 9h

Local: Auditório

– Abertura Oficial

– Apresentação Artístico Cultural dos Alunos da APAE – Sumaré

– Palestra ???Direitos à Educação Inclusiva??? com o promotor de Justiça Dr. Denis Henrique da Silva (Infância e Juventude)

 
Horário: 13h30

Local: Auditório

– Apresentação dos Atletas Paraolímpicos de Sumaré, campeões dos Jogos Regionais 2018, acompanhados do professor José Vicente dos Santos Filho (Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer)

– Palestra ???O Desenvolvimento da Linguagem e o Autismo na Inclusão Escolar???, com a fonoaudióloga Flávia Siqueira de Oliveira Rosa

Horário: 13h30

Local: Bloco A – Sala 07

– Palestra ???Jogo, Educação e o Princípio da não Exclusão???, com o professor Ari Fernando Borsetti Junior (EM Antonio Palioto)                                                   

Horário: 19h

Local: Auditório

– Apresentação da Banda dos Alunos da Pestalozzi Sumaré

– Palestra ???Autismo e Inclusão: Ressignificando as Formas de Aprender???, com a psicopedagoga Eliane Piconi

Horário: 19h

Local: Bloco A – Sala 07

– Palestra ???A obtenção do desenvolvimento cognitivo em alunos com deficiências intelectuais e autistas utilizando a metodologia da prática de fixação na Educação Física???, com o professor André Mendes (Associação Pestalozzi)

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE