SM tem 1º Ecoponto no Picerno

O descarte correto de entulhos da Construção Civil e demais materiais inertes, como sofás, colchões e eletrodomésticos velhos, além de óleo de cozinha resultante do uso doméstico, em breve poderá ser realizado no primeiro ???ecoponto??? construído na cidade pela Prefeitura de Sumaré. 
Instalado na Região do Picerno e finalizado juntamente com a nova sede da Administração Regional no início do mês de julho, o ecoponto começará a funcionar assim que a nova Usina Municipal de Reaproveitamento de RCCs (Resíduos Sólidos da Construção Civil) entrar definitivamente em atividade.
Contando com completa infraestrutura para entrega voluntária de materiais reaproveitáveis, o ecoponto do Picerno conta com seis caçambas (com capacidade total de 30 m³) e caminhão poliguindaste. 
O PEV (Ponto de Entrega Voluntária, como é oficialmente conhecido) faz parte de um programa de reciclagem e reaproveitamento de entulho e material inerte em geral, principalmente Resíduos da Construção, em fase final de implementação pela Administração Municipal. O investimento total é de R$ 930 mil (sendo R$ 300 mil de contrapartida do Município e, o restante, proveniente de dois convênios).
O projeto municipal prevê a instalação de sete ecopontos na cidade, abrangendo todas as regiões de Sumaré. No caso do entulho da Construção Civil, o material poderá ser reaproveitado na própria cidade, principalmente na manutenção das estradas rurais.
Instalada na Administração Regional Central, a Usina de RCC opera atualmente em fase de testes e aguarda apenas a emissão Licença de Operação definitiva pela CETESB (Agência Ambiental do Estado de São Paulo) para operar continuamente.
O objetivo do projeto como um todo é servir para opção para a população descartar regularmente pequenas quantidades de entulho e móveis e eletrodomésticos velhos, bem como recicláveis em geral, diminuindo assim as ocorrências de descarte irregular e de crimes ambientais cometidos em áreas verdes públicas e privadas, muitas vezes em APPs (Áreas de Preservação Permanente).

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE