SM sedia V Conferência pelo Meio Ambiente

Sumaré sediou na manhã de sábado, dia 16, a abertura da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Promovido pelos Ministérios da Educação (MEC) e Meio Ambiente (MMA), nesta edição o evento tem o objetivo de refletir sobre o tema ???Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas???. Cerca de 700 representantes dos Estados brasileiros, entre jovens, corpo docente e autoridades nacionais, estaduais e municipais participaram do início das atividades. A Conferência segue até a próxima terça-feira, dia 19, na Estância Árvore da Vida, onde os jovens estão alojados.

A Conferência Nacional é o encontro das delegações estaduais para realização de oficinas, atividades culturais, troca de experiências, diálogos sobre o tema ???Água???, além da apresentação dos projetos de ação selecionados nas etapas Municipal, Regional e Estadual. São aproximadamente 460 delegados, entre 11 e 14 anos, do 6º ao 9º ano de todo pais, incluindo quilombolas e indígenas, que já debateram o tema em suas escolas, nas Conferências Municipais e/ou Regionais e Estaduais.

A Secretária Municipal de Educação, Mirela Cia Medeiros, esteve presente na abertura e destacou a importância da consciência ambiental desde cedo. ???A educação de Sumaré trabalha diretamente com questões ambientais e que promovem o cuidado com o meio ambiente. Receber em nossa cidade jovens que estão preocupados com questões ambientais faz com que a gente acredite na força da juventude, na transformação e responsabilidade que temos em cuidar no meio ambiente e construir um futuro digno. Vocês estão aqui porque têm a vontade de mudar a nossa realidade, mostraram essa vontade no Estado de vocês e agora discutimos a nível nacional. Parabéns a todos, em nome do nosso prefeito Luiz Dalben, que tem grande preocupação com o meio ambiente, um mundo sustentável e uma educação de qualidade, desejo uma conferência recheada de aprendizagem e resultados positivos???, ressaltou.

???Nesta edição tivemos a adesão de 10 mil escolas, entre públicas e particulares, e elegemos jovens para serem delegados a nível nacional. Estes jovens chegaram na cidade na sexta, dia 15, e já iniciaram o processo de socialização e conhecimento. Esses delegados agirão como multiplicadores em seus Estados, discutindo e implantando ações de sustentabilidade e preservação ambiental???, explicou a coordenadora geral da Conferência, Dayse Vasconcelos.

Na sexta-feira, dia 15, acompanhado da secretária de Educação de Sumaré, o coordenador geral de Educação Ambiental e Temas Transversais da Educação Básica do MEC, Felipe Felisbino, conheceu os projetos especiais desenvolvidos na rede municipal de ensino. Felipe visitou o CEAV (Centro de Educação Ambiental Vivenciada), onde os alunos realizam estudo do meio, aprendem sobre sustentabilidade e preservação ambiental; o Parque dos Animais, espaço onde os estudantes recebem palestras sobre biodiversidade, participam de oficinas pedagógicas e de um estudo de campo, com observação e registro dos animais, e a Cidade Mirim de Trânsito, onde são oferecidas atividades lúdicas, além da ciclovia, com aulas interativas e dinâmicas promotoras de cidadania.

???Sumaré trabalha uma realidade muito distante de outros municípios. Visito o país todo e em nenhum município há espaços e projetos implantados na rede de ensino que trabalham com os alunos temas transversais que buscam a mobilização das crianças para a construção de uma sociedade com valores éticos e ambientais. Isso é único e encantador, a cidade está de parabéns por ser pioneira nessas atividades e promover o conhecimento por meio da prática e da vivência???, destacou o coordenador.

????? uma honra para Sumaré receber um evento que tem como preocupação o meio ambiente, questões sustentáveis e de proteção ambiental, temas de grande preocupação no nosso Governo. Esses jovens se mostraram preocupados com a humanidade e com a construção de uma comunidade com qualidade de vida e amiga da natureza. Por meio da mobilização e discussão, é possível fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino e promover a atitude responsável e comprometida com as questões socioambientais e a participação nos processos de melhoria do meio ambiente???, comentou o prefeito Luiz Dalben.

Também estiveram presentes na solenidade o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Barijan; o coordenador geral de Educação Ambiental e Temas Transversais da Educação Básica do MEC, Felipe Felisbino;  Aricélia Ribeiro do Nascimento, secretária de Educação Básica do MEC, representando o Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva;  o representante da Agência Nacional de Águas, Glauco de Freitas, e a diretora do Departamento de Educação Ambiental do MMA, Renata Maranhão.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE