SM: Saúde retoma o ECAMPE após 10 anos

Após dez anos da realização do último ECAMPE (Encontro de Conscientização sobre o Auto Cuidado e Motivação à Prática de Exercícios) em 2009, a Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré, por meio do Nasf (Núcleo de Assistência à Saúde da Família), Fisioterapia e Fonoaudiologia do Ambulatório de Especialidades, retomou nesta manhã (16) a quinta edição do encontro. O evento aconteceu na Praça de Esportes Professor Mauricio Fujii, em frente ao Ambulatório, e contou com cerca de 200 pessoas.

O encontro teve a presença do ilustríssimo sensei Nelson Iba, responsável pela implantação do Lian Gong em 18 terapias no Município. O convidado demonstrou aos participantes a terceira parte do Lian Gong, denominada ???I Qi Gong???. Lembrando que as unidades de Saúde praticam com os usuários a primeira e segunda parte do Lian Gong, anterior e posterior.  Além da terapia os participantes fizeram Meditação, Movimento Vital Expressivo (MVE), e ainda passaram pela tenda de Auriculoterapia e orientações em Fonoaudiologia.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Rafael Virginelli, a retomada do ECAMP é de extrema importância ao município, pois é uma forma de mobilizar e conscientizar os moradores sobre o autocuidado. Desta forma podendo dar continuidade à Saúde Preventiva e também potencializar os cuidados médicos. “Quase todas as unidades de saúde são comprometidas com o Lian Gong e já desenvolvem a prática com os usuários. Agradeço as equipes pela organização e retomada desse evento”, acrescentou Virginelli.

A prática do Lian Gong foi introduzida em 2005 no município e capacitou equipes das unidades de Saúde para desenvolverem as terapias.

 

LIAN GONG

O Lian gong em 18 terapias é uma prática corporal elaborada na década de 70, tem por objetivo prevenir e tratar as dores no corpo e restaurar a sua movimentação natural. Segundo o sensei Nelson Iba a terapia é o sistema de alongamento mais completo, uma ginástica de alto nível. Propicia trabalhar as cadeias musculares superficiais e as mais profundas. A prática pode complementar qualquer modalidade esportiva, que exige força, velocidade, impacto e até a simples caminhada. Ajuda também a combater o estresse, que é a porta de entrada das doenças.

E ainda atua no campo das doenças osteomusculares,  nas disfunções orgânicas e um ótimo instrumento no campo da psicologia.  Pessoas de qualquer idade poderão praticar o Lian gong em 18 Terapias, respeitando os limites de cada um. Os movimentos deverão ser executados sempre de forma alegre, prazerosa e harmoniosa. Como qualquer prática corporal, deverão seguir sempre as orientações de um bom instrutor e as recomendações do médico. A prática dos exercícios é acompanhada de música tocada por instrumentos tradicionais chineses, cujo arranjo estabelece o ritmo apropriado para a execução dos movimentos. Cada parte de 18 exercícios leva, aproximadamente, 12 minutos para ser realizado.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE