SM: Saúde realiza ações do Outubro Rosa neste sábado

Além do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação do Sarampo que acontece neste sábado (dia 19) no município, algumas Unidades de Saúde realizam ações voltadas às mulheres sumareenses, dentro da programação do Outubro Rosa. A USF (Unidade de Saúde da Família) Maria Antônia dará continuidade à semana de mutirão de coleta do exame de Papanicolau e agendamento da mamografia. A ação acontecerá das 8h às 16h, para as usuárias que possuem cadastro na unidade e que não realizam o exame há mais de 3 anos. Já no Lucélia a programação contará a partir das 8h com café da manhã, coleta de exames de Papanicolau e realização de testes rápidos sorológicos (HIV e Sífilis).

Nesta sexta-feira, a unidade do Dall’Orto iniciou as atividades com o Lian Gong e café da manhã com as usuárias. A ação começou na quinta-feira com rodas de conversas sobre o autocuidado e a importância do autoexame das mamas, ministrada pela enfermeira Margarida Napolitano. A psicóloga Aida Souza Morales desenvolveu com as mulheres presentes as técnicas de Meditação. Já o dentista Avelino Júnior falou sobre prevenção do câncer bucal. O Módulo Soma, também neste dia, ofereceu as moradoras um delicioso café da manhã e coleta do exame de Papanicolau.

De acordo com o prefeito Luiz Dalben neste mês voltado às mulheres a rede municipal oferecerá várias palestras com especialistas e ações voltadas ao autocuidado. A oferta de exames preventivos foi ampliada, muito importante para a detecção precoce de doenças que, se tratadas no início, têm grandes chance de cura. “Nossa campanha vem fazer um alerta às mulheres de que muitos problemas de saúde podem ser evitados se houver prevenção???, acrescentou.

Na quarta-feira (16) a USF Vasconcelos ofereceu às mulheres um café da manhã regado com música ao vivo e sorteio de brindes. A melodia ficou por conta do técnico de enfermagem e cantor Reinaldo Rodrigues. As participantes contaram ainda com palestra sobre ‘A luta contra o câncer de mama’, ministrada pela médica Rafaela Colimbini dos Santos.  A enfermeira Leila Albanezi Davantel fez uma dinâmica mostrando a importância da prevenção e o autocuidado. No período da tarde as mulheres contaram com maquiagem e auricoloterapia.  Durante todo o dia foi realizada as inscrições para a Grande Caminhada do Outubro Rosa que acontece neste domingo (20), às 8h, na Praça Manoel de Vasconcellos.  A unidade do Denadai realizou a ação na terça, dia 15. As participantes contaram com café da manhã, depoimentos de mulheres recuperadas do câncer, orientação sobre o autoexame de mamas e ainda apresentação de uma peça teatral.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE