SM: Programa já beneficia mais de 2.500 famílias carentes

Ao longo de três meses de funcionamento, o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos ??? Doação Simultânea), uma parceria da Prefeitura de Sumaré com o Ministério da Agricultura e principal iniciativa de segurança alimentar e nutricional em andamento na cidade, já está beneficiando mais de 2.500 famílias em situação de vulnerabilidade social.No início do programa, em setembro, eram cerca de 1.300 famílias. Além disso, também aumentou para 17 toneladas por semana a quantidade de alimentos recolhidos junto aos pequenos produtores rurais locais e destinados às famílias carentes da cidade. No início, eram 13 toneladas semanais. Esta retirada de produtos é feita duas vezes por semana, bem como a entrega às famílias.
BANCO DE ALIMENTOSSegundo a secretária de Desenvolvimento Social, Maria José de Araujo, ???a meta é beneficiar mais de 6 mil famílias no ápice do programa???. ???Além disso, para 2014, queremos implantar um Banco de Alimentos e as Cozinhas Comunitárias, dois novos programas que estão sendo preparados pela Prefeitura para atender às famílias em risco nutricional. Também reforçamos as orientações para consumo saudável, além de incentivar o aumento da produção???, disse.Os alimentos são preparados, separados e entregues às famílias nos CRASs (Centros de Referência da Assistência Social) e nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Além das famílias, algumas entidades conveniadas com a Prefeitura também retiram os alimentos nestes equipamentos públicos e distribuem para os beneficiários.Nos kits entregues à população há produtos como alface, chicória, salsinha, tomate, abóbora, almeirão, mostarda, couve, goiaba, carambola e banana, cuja produção é feita por 191 pequenos agricultores familiares da cidade.
PROGRAMAPara que o PAA fosse viabilizado, foi firmado um convênio entre a Prefeitura de Sumaré e a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), órgão do Ministério da Agricultura. Através deste contrato, será destinado um recurso de R$ 1.184.200,00 para a aquisição 772.672 quilos de alimentos, que serão distribuídos até setembro de 2014, já que o contrato tem 12 meses de duração. São atendidas famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social. 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE