SM: Pref. realiza dedetização em bueiros do Maria Antônia

A Prefeitura de Sumaré, por intermédio da Vigilância em Zoonoses da Secretaria de Saúde, realiza a dedetização nas tubulações de esgoto e galerias de águas pluviais da cidade. A nebulização visa controlar animais peçonhentos, em especial, baratas e escorpiões. A ação teve início no último dia 11, na região do Maria Antônia, e segue durante todo o mês pelos bairros. De acordo com o órgão municipal, a dedetização será realizada em todas as regiões do Município. O trabalho da equipe dura, em média, 30 dias em cada região, podendo estender o prazo, em casos de períodos chuvosos. Durante a nebulização é importante que os moradores mantenham os ralos de pias e tanques bem fechados, pois é a principal via de acesso das galerias de esgoto aos imóveis. ???Pedimos a colaboração da população para que mantenha os quintais limpos, e evite jogar lixo, entulhos e restos de comida em terrenos baldios, pois dessa forma a dedetização será mais eficaz???, alerta o prefeito Luiz Dalben.

Para evitar a proliferação de animais peçonhentos é importante que os moradores não acumulem lixos, entulhos ou restos de materiais de construção em seu quintal, na calçada, terrenos ou áreas públicas. Também é fundamental manter a grama aparada e o quintal e calçadas sem mato, e conservar os jardins limpos, sem acúmulos de folhas. O lixo doméstico deve ser acondicionado em recipientes fechados. Já os proprietários de terrenos baldios têm que providenciar a limpeza e corte do mato constantemente.

Lembrando que em Sumaré algumas Unidades de saúde funcionam 24h: UPA Macarenko, na Rua Vinicius de Moraes, 380, Jardim Macarenko; UPA Matão, localizada na Avenida Emílio Bosco, 1.620, Jardim Santa Clara; e PA Nações, que fica na Rua Aldo de Oliveira Muller, 417, no Parque das Nações. Já no PA Maria Antônia (Rua Isabel Luna Tavares, nº 631, Jardim Maria Antônia) o horário de funcionamento é das 7h às 19h; e no CIS Nova Veneza (Rua Paraíba, nº 211, Nova Veneza) o atendimento é feito das 7h às 22h.

Como agir

A dica é que a população mantenha fechados os ralos da casa e que abra apenas para limpeza, ou seja, que fiquem abertos enquanto estiverem em uso. Também é primordial vedar frestas nos muros, paredes e pisos, rodapés e soleiras de portas, aberturas de forros e pontos de energia e telefone. ?? necessário criar o hábito de examinar roupas e calçados antes de usá-los, bem como manter camas, sofás e berços afastados da parede, e os lençóis, cobertores e cortinas sem contato direto com o chão. ?? importante usar luvas grossas e botas para manusear materiais de construção na limpeza de jardins ou outros locais que possam servir de abrigo a escorpiões. E é indispensável mostrar fotos de escorpiões às crianças e ensiná-las que existem animaizinhos que precisam manter distância.

Em caso de picada de escorpião a orientação é para que o cidadão procure uma das unidades de saúde ou acione o SAMU pelo 192. A equipe médica prestará os primeiros socorros, avaliará a situação do paciente e, sendo necessário, fará o encaminhamento ao Hospital Estadual de Sumaré (HES), unidade de referência do município para o soro antiescorpiônico. Vale lembrar que há casos em que não há necessidade de aplicação do soro.

 

 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE