SM: Nova lei limita tráfego de caminhões de lixo

O prefeito Luiz Dalben sancionou na última semana a Lei nº 6.079/18, que restringe o tráfego de veículos de outros municípios transportando lixo, resíduos orgânicos e sólidos em determinadas ruas dos bairros Jardim Dall???Orto, Jardim Santa Carolina, Parque Itália e Parque Salerno, que compõem o caminho conhecido como a ???Rota do Lixo???. A lei é de autoria dos vereadores Valdinei Pereira da Silva (Ney do Gás), Marcio Brianes, Dudu Lima, Valdir de Oliveira, Rudinei Lobo e Warlei de Faria (Fininho).

O tráfego de ???caminhões de lixo??? ficará limitado nas vias Avenida Vereador Antônio Pereira de Camargo Neto (Jardim Dall???Orto), Rua Goianésia (Jardim Dall???Orto), Rua Félix Gomes dos Santos (Jardim Santa Carolina), Rua Guarujá (parque Salerno) e Rua Um (Parque Itália). Os veículos pesados transportando lixo, orgânicos ou inertes somente poderão trafegar por essas ruas entre a meia noite e às 6h e, aos sábados, domingos e feriados, também das 18h a meia-noite. Além disso, os veículos estão proibidos de estacionar nas vias da ???Rota do Lixo??? por mais de 30 minutos. Estão fora da limitação os veículos credenciados à prestação de serviços públicos do município de Sumaré.

Quem for flagrado desrespeitando a nova norma poderá sofrer sanções que vão desde notificações até multas de R$ 3.336,96, conforme estipulado pela Lei Municipal nº 5.793/15, que trata de questões ambientais, além das penalidades do Código Brasileiro de Trânsito.

???Diversos caminhões de lixo vindos de outras cidades passam dentro dos bairros de Sumaré para seguir até Paulínia, causando transtornos à população com o derramamento de chorume nas vias, prejudicial tanto ao meio ambiente quanto à saúde pública, gerando também riscos de acidentes de trânsito. Além disso, o tráfego intenso de veículos pesados vem deteriorando o asfalto desses bairros. Atendendo às reivindicações da população, também trazida pelos vereadores, sancionamos essa lei, que entrará em vigor em 180 dias, período em que vamos realizar as devidas sinalizações e trabalhar com a conscientização dos motoristas e empresas???, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Atualmente, a Guarda Municipal, por meios dos Agentes de Fiscalização Ambiental, realizam constantemente a Operação Chorume em vias estratégicas da cidade, fiscalizando o derramamento de chorume pelos caminhões de lixo. Somente este ano, mais de 350 caminhões foram fiscalizados e 34 multas aplicadas.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE