Edit

SindProSBO repudia fala racista de Corá. Leia nota

Em pronunciamento na Câmara de Santa Bárbara d’Oeste, Corá atacou o Dia da Consciência Negra

Durante a 43ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, realizada no dia 16 de novembro, o vereador Felipe Corá proferiu falas racistas em ataque ao Dia da Consciência Negra. Chamando a data de “dia de hipocrisia e do vitimismo”, o legislador demonstrou total ignorância e desrespeito em relação à população afro-brasileira. A direção do SindProSBO assistiu com indignação o pronunciamento de Corá e não poderia deixar de se manifestar diante de tamanha ofensa.

O Dia da Consciência Negra, que o vereador tenta deslegitimar com falas de cunho racista, representa um marco para reflexão sobre a desigualdade racial brasileira. Além disso, essa data celebra o histórico de séculos de luta da população negra contra a escrevidão, as injustiças sociais e o preconceito que até hoje sofrem. Utilizar o termo “vitimismo” se referindo a esse dia, demonstra total falta de empatia diante do sofrimento histórico e atual das pessoas negras.

Não é necessário ter a pele preta para compreender as injustiças impostas a essa população. As provas não poderiam ser mais claras. Negros e negras são minoria nas universidades, nos cargos de comando, na política e no judiciário. Ao mesmo tempo, são maioria entre as pessoas mais pobres, nos presídios e entre as vítimas de violência policial.

A direção do SindProSBO sempre defendeu e defenderá a igualdade racial e as políticas reparatórias, como cotas nas universidades e no serviço público. Entretanto, apoiar políticas públicas na área não é o bastante para o sindicato. Seguindo os ensinamentos de ativista estadunidense Angela Davis, ao SindProSBO não basta não ser racista, é preciso ser antirracista. Por isso, a entidade repudia veementemente a fala do vereador Felipe Corá e fará o mesmo com qualquer outra manifestação racista que venha a ocorrer na Câmara Municipal.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE