Sicredi reúne 150 lideranças para Fórum Nacional de Presidentes

Para realizar o alinhamento estratégico sobre os rumos em 2019, presidentes das cinco centrais e 114 cooperativas de crédito que integram o Sicredi e que atendem mais de 4 milhões de associados em 22 estados e no Distrito Federal, vão se reunir no Fórum Nacional de Presidentes, em Porto Alegre (RS), nos dias 20 e 21 de março. Além de deliberar sobre os destinos da instituição, os participantes vão discutir temas ligados ao setor financeiro, principalmente no segmento de cooperativismo de crédito, área em que o Sicredi é pioneiro.

A abertura do fórum será no dia 20, às 19h, com a palestra sobre o ???Cenário Econômico Brasileiro???, que será ministrada pelo economista Ricardo Amorim. Em seguida, os presidentes e demais lideranças do Sicredi darão início às discussões sobre as estratégias do Sicredi.

Um dos pontos mais altos do fórum acontecerá no dia 21, a partir das 8h30, quando serão realizadas as Assembleias Gerais da SicrediPar, holding que controla a instituição financeira cooperativa de crédito, e da Sicredi Fundos Garantidores (SFG), que é constituída por fundos de reservas formados por contribuições mensais das cooperativas de crédito, servindo para ressarcimentos e recuperação de ativos, a fim de garantir a segurança e solidez do Sicredi. 

Durante as assembleias, também será realizada a eleição dos novos conselheiros fiscais da SicrediPar, assim como uma homenagem aos integrantes da composição anterior do grupo. A partir da nomeação, passarão a integrar o Conselho Fiscal: Emerson Luis Perosa, presidente da Cooperativa Sicredi Pantanal MS; João Bezerra Junior, presidente da Cooperativa Sicredi Evolução; Juares Antonio Cividini, presidente da Cooperativa Sicredi Univales MT/RO; Orlando Muffato, presidente da Cooperativa Sicredi Grandes Lagos PR/SP; e Marcos André Balbinot, presidente da Cooperativa Sicredi Serrana RS.

Também ocorrerá um ato simbólico para celebrar a assinatura do acordo de cooperação entre Sicredi e Federação de Cooperativas de Poupança e Crédito do Nepal, a Nepal Federation of Savings and Credit Cooperative Unions (NEFSCUN), intermediado pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu, em sua sigla em inglês). A parceria visa o apoio do Sicredi à NEFSCUN por meio da troca de informações e compartilhamento de práticas e conhecimentos.

Para Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente do Conselho de Administração da SicrediPar, da Central Sicredi PR/SP/RJ e conselheiro do Woccu, o Fórum Nacional de Presidentes do Sicredi é um momento importante não somente para tratar sobre os direcionamentos da instituição, mas também para discutir os desafios do sistema cooperativo de crédito e pensar em ações que possam contribuir com a expansão do segmento.

???O Fórum é o momento máximo em que nossas lideranças, seguindo o que é inerente ao cooperativismo de crédito, promovem as decisões, sempre pautadas do amplo debate e respeito às diferentes visões e realidades. Mais de 10 milhões de brasileiros já aderiram ao cooperativismo de crédito, mas se comparamos o Brasil com outros países onde este tipo de sistema financeiro é mais representativo, como Alemanha, França e Irlanda, por exemplo, ainda temos oportunidades para crescer muito mais, e o Sicredi é parte importante deste contexto???, afirma Dasenbrock.

Durante o Fórum, no dia 21, o Sicredi também fará o lançamento do Relatório de Sustentabilidade 2018, com dados de crescimento, programas e ações que alinharam o tema sustentabilidade às estratégias de negócio da instituição no ano passado e que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das regiões onde a instituição atua. No mesmo dia, às 10h30, serão apresentados dados do projeto de expansão do Sicredi nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, iniciado em 2017, consolidando a presença nacional e ampliando a atuação para mais nove estados do país. Na sequência, será realizada uma homenagem às cooperativas de crédito da Central Sicredi Norte/Nordeste que migraram para o Sistema no ano passado.

Ainda no dia 21, a partir das 10h45, acontecerá uma sequência de palestras e debates. A primeira, sobre ???Financiamento do setor de alimentos e agronegócio???, será ministrada pela holandesa Marianne Schoemaker, CEO do Rabo Partnerships, um dos maiores grupos financeiros do mundo. O tema também será debatido entre os conselheiros de Administração da SicrediPar: Kees Beijer, diretor do Rabobank na América Latina; Celso Figueira, presidente da Central Sicredi Brasil Central; e Francisco Ary Vieira Sobral, diretor Administrativo da Central Sicredi Norte/Nordeste. 

A segunda palestra, às 13h30, sobre ???O movimento global do cooperativismo ??? 2019???, a cargo de Brian Branch, presidente e CEO do Woccu. João Spenthof, vice-presidente do Conselho de Administração da SicrediPar; Sadi Masiero, presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste; e Márcio Port, vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, ambos conselheiros de Administração da SicrediPar, também vão debater o tema na sequência.

A última palestra do Fórum Nacional de Presidentes do Sicredi, às 15h30, será sobre o Programa A União Faz a Vida, desenvolvido há mais de 20 anos com o objetivo de promover a educação cooperativa, em conjunto com escolas, educadores, apoiadores e demais parceiros da instituição. A palestra será ministrada pelo escritor e consultor Elói Zanetti, com a participação como debatedores dos conselheiros da SicrediPar Wilson Ribeiro, presidente da Central Sicredi Norte/Nordeste; Wellington Ferreira, presidente da Cooperativa Sicredi União PR/SP; e Eledir Techio, presidente da Cooperativa Sicredi Ouro Verde MT.

Fóruns do Sicredi

O Fórum de Presidentes do Sicredi é o primeiro dos dois fóruns anuais do Sicredi, com a função principal de promover os macros alinhamentos estratégicos da instituição. ?? durante ele que acontece a Assembleia da SicrediPar e da Sicredi Fundos Garantidores (SFG). De 21 a 23 de agosto deste ano, no estado do Mato Grosso, acontecerá o Fórum de Presidentes e Diretores Executivos do Sicredi. O evento no segundo semestre tem como foco os direcionamentos mais estritamente ligados às estratégias de negócios da instituição ??? com a finalidade de estimular desenvolvimento e a promoção do cooperativismo em diferentes locais, o segundo fórum do ano acontece sempre de maneira itinerante.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE