Setembro Amarelo: Evento na Praça debatesuicídio

O tempo nublado e chuvoso da manhã desta sexta-feira (14) em Santa Bárbara d’Oeste não afastou o público, que mais uma vez prestigiou e acompanhou atentamente as atividades do evento alusivo ao Movimento Setembro Amarelo, voltado à prevenção do suicídio. Com o tema “Falar é a Melhor Solução”, a iniciativa realizada na Praça Coronel Luiz Alves Alves (Central) intercalou atividades de orientação e sensibilização com apresentações diversas.

A Praça recebeu declamação de poesia, apresentações de dança, exposição dos trabalhos e materiais produzidos nas oficinas realizadas no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) II e UBS (Unidade Básica de Saúde) São Fernando, quick massage, aferição de pressão arterial, além de orientações diversas sobre o tema, com entrega de materiais informativos e decoração especial com predomínio da cor amarela. A ação contou com apoio da APAE e Faculdade Politec.

“?? importante destacar o crescente interesse da população acerca de temas que antes eram pouco disseminados, como a prevenção ao suicídio. Na administração do prefeito Denis Andia tudo que remete à Saúde Pública é tratado com a devida atenção, sem tabus ou preconceitos. Nesse aspecto, o crescimento das ações voltadas à Saúde Mental merece destaque especial, haja vista a bem-sucedida reestruturação do Serviço nos últimos anos”, destacou a secretária de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha.

As ações do Setembro Amarelo são coordenadas pelo Departamento de Saúde Mental e NES (Núcleo de Educação em Saúde). Desde o início do mês, as UBSs e demais setores da Secretaria de Saúde contam com decoração especial e Salas de Espera Ativa voltadas ao Setembro Amarelo. Para usuários do serviço, a Prefeitura oferece tratamento nos setores de Saúde Mental, além de acolhimento nas UBSs e atendimento para os casos de urgência nos prontos-socorros.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 9 em cada 10 casos de suicídios poderiam ser evitados, caso a pessoa buscasse ajuda e atenção de quem está à sua volta. No Brasil, o Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que contam com apoio de órgãos e entidades públicas para divulgação dos temas da campanha.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE