‘Semana da Árvore’ promove educação ambiental

O “Dia da Árvore” em Santa Bárbara d’Oeste, comemorado em 21 de Setembro, será celebrado durante uma semana com diversas atividades de educação ambiental, envolvendo alunos e profissionais da Rede Municipal de Ensino, grupo de Terceira Idade, munícipes e ambientalistas. O objetivo é conscientizar sobre a importância do meio ambiente e estimular novos hábitos por um mundo mais sustentável.

A programação da “Semana da Árvore” foi aberta nesta segunda-feira (16) com palestras e oficinas sobre o tema “Água, Saneamento e Meio Ambiente” no Museu da Água do DAE (Departamento de Água e Esgoto). Participaram da atividade 60 alunos do CIEP “Profª Therezinha de C. Pacheco Sbravatti”, do Jardim Europa.

Nesta terça (17), o NEA (Núcleo de Educação Ambiental) “Fioravante Luiz Angolini recebe alunos da Emefei “Profª Iraídes Ferreira Lourenço”, do Jardim Pérola e promoverá oficinas de educação ambiental, além do plantio de mudas de árvores. Na Emefei “Profª Iraídes Ferreira Lourenço”, do Jardim Pérola haverá palestras sobre  “Lixo, Animais Sinantrópicos e Saúde” e “Guarda Responsável de Animais”.

A “Semana da Árvore” é uma realização da Prefeitura e DAE. A programação segue até sábado (21).

Confira a programação dos próximos dias:

Terça, dia 17:

– Oficinas de Educação Ambiental e plantio de mudas de árvores no NEA “Fioravante Luiz Angolini” –  visita dos alunos da Emefei “Profa. Iraídes F. Lourenço”;

– Palestras sobre “Lixo, Animais Sinantrópicos e Saúde” e “Guarda Responsável de Animais” na Emefei “Profª Ruth Garrido Roque”.

– “Projeto Alimentação e Horta”, Emei “Vera Lúcia Barbosa de Lima Juliato”, no Teatro Municipal “Manoel Lyra”, às 19 horas.

Quarta, dia 18:

– 3º Encontro do Programa Intermunicipal “Bacia Caipira”, no Viveiro de Mudas de Piracicaba (Grupo de Terceira Idade Primavera – S.B.O. / Grupos de Piracicaba). Os grupos receberão mudas de árvores para plantio em suas instituições;

– Oficinas de Educação Ambiental e plantio de mudas de árvores no NEA “Fioravante Luiz Angolini” – visita dos alunos da Emefei “Profa. Iraídes F. Lourenço”.

Quinta, dia 19:

– “Jacarandás Educador”, no Parque dos Jacarandás. Atividades sobre nascentes e tratamento de água, observação da fauna do parque, animais sinantrópicos e saúde e arborização urbana com os alunos do CIEP “Padre Victório Freguglia”. Haverá plantio de árvores nativas da região no local.

Sexta, dia 20:

– Plantio de 300 mudas de árvores nativas em nascente do Vale do Comanche e oficinas de educação ambiental – trilha interpretativa, observação de biodiversidade, preservação dos recursos hídricos e da mata atlântica e a problemática sobre as queimadas em áreas rurais com alunos da Emefei “Anália de Lucca Furlan”;

– Passeata educativa contra o mosquito Aedes aegypti realizada pelos alunos do CAIC Irmã Dulce;

– Curso de exsicatas para composição do Herbário Municipal, com parceria da ESALQ/USP e Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis/UNICAMP, no Viveiro Municipal de Santa Bárbara d’Oeste para profissionais da Rede Municipal de Educação e ambientalistas.

Sábado, dia 21:

– Plantio de 20 mudas de flamboyants, no “Caminho dos Flamboyants”;

– Distribuição de sementes de ipê amarelo e 20 mudas entre oiti e ipê amarelo para plantio.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE