Semana da Arte Cambuí colore estabelecimentos

Quem costuma circular pelos restaurantes e cafés do Cambuí, em Campinas, vai ter uma colorida surpresa na próxima semana. De 21 a 29 de setembro diversos estabelecimentos do bairro vão se transformar em galerias de arte e a população vai ter a chance de contemplar obras de artistas da cidade e região.

Com o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Campinas, o lançamento da 1ª Semana da Arte no Cambuí vai acontecer na Feira Cultural do Centro de Convivência, neste fim de semana, das 10h às 12h. Tanto no sábado quanto no domingo, quem estiver pela feirinha poderá participar de oficinas da Escola de Arte Pandora, ou acompanhar uma sessão de pintura ao vivo. No domingo, o grupo Urban Sketchers Campinas estará por lá, desenhando ao vivo, e a trilha sonora vai ficar por conta da banda Sans Souci Jazz.

A Semana no Cambuí

A ideia da Semana é do instrutor da Escola DeROSE Method Cambuí, Daniel Guzmán, que se encantou com o trabalho de seu aluno Renato Munhoz. Designer gráfico e artista plástico, Munhoz tem formação em escultura de retrato pela The Florence Academy of Art em Florença, na Itália, e desde os 13 anos de idade promove seu trabalho aqui e no exterior. Daniel decidiu fazer uma exposição com as obras do aluno na Escola, mas a ideia cresceu.

O contato com as obras de Munhoz fez Daniel perceber a grandeza oculta dos artistas da cidade e despertou nele o intuito de promover a valorização desses trabalhos, que costumam ficar restritos a um público e locais específicos. ???Queremos fomentar a divulgação dos artistas locais para que o maior número de pessoas conheça e se encante com seus trabalhos e, assim, esses talentos sintam que o Brasil tem potencial para reconhecê-los como merecem, consumindo sua arte???, diz o idealizador da Semana da Arte.

Daniel buscou, então, outros artistas de alto padrão da cidade e região e ofereceu a ideia a empreendedores do bairro, convidando-os a abrirem as portas – e as paredes – para essa novidade. No total, serão 13 estabelecimentos com exposições de diferentes artistas, além de palestras e live paintings. As obras de Renato Munhoz, é claro, estarão expostas no DeROSE Method Cambuí ao longo de toda a semana, durante o horário de funcionamento da Escola.

Programação

Os artistas e os espaços das exposições foram cuidadosamente selecionados por Daniel Guzmán. Na Creperia Cambuí, terão trabalhos da Artefato Escola de Arte e Estúdio, que relembram os 80 Anos de Batman. A Pandora Escola de Arte vai ressignificar a popular selfie da atualidade expondo telas que os alunos fizeram com a temática de autorretrato, tão popular com Van Gogh e Frida Kahlo, e oferecendo uma palestra sobre o tema dentro da programação da Semana.

As paredes da boulangerie Maria Antonieta serão produzidas com o trabalho de Luis Felipe Camargo, já as do restaurante Strog&Noff vão virar palco dos retratos impressionistas do designer gráfico e artista plástico Lucas Paulucci, que trabalha com aquarela, tinta acrílica e spray. O Franz Café recebe telas da artista plástica Suzete Pavoski, que há mais de 20 anos retrata paisagens urbanas e rurais estilizadas, de maneira quase abstrata.

Os clientes do restaurante italiano Maialini vão poder contemplar a beleza dos retratos repletos de cores e camadas que dão vida ao trabalho de Sara Rezende, e os do Abigail Coffee Co. vão conhecer as formas e detalhes orgânicos criados por Patrícia Nunes. A franquia Duckbill Cookies&Coffee será contemplada pelas obras do artista plástico Sandro Del Pires, artista desde os oito anos de idade. Seu trabalho já foi encomendado diretamente por celebridades como Lázaro Ramos, Letícia Sabatella, Seu Jorge, Jorge Ben Jor e Alcione.

A Casca Grossa Padaria Artesanal receberá as incríveis peças da premiada Cristina Rocha, da Tauá Cerâmica, e telas abstratas de Maria Cecília Teori. A programação completa, com os horários e locais das palestras e live paintings, você confere abaixo.

A expectativa de Daniel Guzmán é que a 1ª Semana da Arte no Cambuí proporcione ao público momentos de reflexão e inspiração que ele mesmo sentiu. ???A reflexão de que santo de casa faz, sim, milagre, e a inspiração proporcionada pela beleza dos trabalhos dos nossos artistas de Campinas e região???, espera o organizador.

 

SERVI??O

Lançamento no Centro de Convivência:

21 e 22 de setembro – Entrada gratuita
Das 10h às 12h
Pintura e desenho ao vivo, jazz ao vivo (dia 22) e oficina de arte

Exposições:

De 23 a 29 de Setembro – Entrada gratuita

Horário de acordo com o funcionamento de cada estabelecimento.

DeROSE Method Cambuí: Renato Munhoz

Creperia Cambuí: Escola de arte Artefato

Frans Café: Suzete Pavoski

Escola de Arte Pandora: alunos da própria Escola

Strog&Noff Restaurante: Lucas Paulucci

Maria Antonieta: Luis Felipe Camargo

Restaurante Maialini: Sara Rezende

Casca Grossa Padaria Artesanal: Maria Cecília Teori e Cristina Rocha (Tauá Cerâmica)

Abigail Coffee Co: Patrícia Nunes

Duckbill Cookies&Coffee: Sandro Del Pires

The Lord???s Pub: Patrícia Foleis

Café Container: Julia e Antonella Scavone

Açaí Now: Escola de Arte Pandora

 

Palestras e Live Paintings

    24/09, 3ª feira – 18h

Casca Grossa Padaria Artesanal

Palestra Cerâmicas do Brasil no Simpósio da China

    25/09, 4ª feira – 15h

Boulangerie Maria Antonieta

Pintura aquarela ao vivo

    26/09, quinta – 19h

Escola de Artes Pandora

Palestra Salvador Dalí

    27/09, 6ª feira – 12h

Creperia Cambuí

Desenho ao vivo

    27/09, 6ª feira – 12h15

Restaurante Maialini

Pintura em tela ao vivo

    27/09, 6ª feira – 18h30

Açaí Now

Desenho ao vivo

    28/09, sábado – 15h

Abigail Coffee Co.

Pintura em tela ao vivo

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE