Segunda sem carne. Veja alternativas

A Campanha Segunda sem Carne vem ganhando espaço na rotina dos brasileiros. A ação teve início nos EUA (com o ex-Beatles, Paul McCartney como porta-voz) e ganhou o mundo. No Brasil, artistas como, Marisa Monte, Yasmim Brunet e Murilo Rosa já se declararam apoiadores da campanha que tem como objetivo incentivar as pessoas a deixarem de consumir carne por pelo menos uma vez na semana.Apesar de ser apenas uma vez na semana, nem sempre é fácil aderir. Um dos principais motivos é não saber qual prato fazer como alternativa à carne. Pensando nisso, gostaria de sugerir 3 receitas do livro Herbivoraz (Editora Alaúde) da Julia Guedes, criadora do blog com mesmo nome.Que tal uma batata-doce recheada com creme de milho para o almoço e um sanduíche de shimeji para o lanche da tarde? Confira as receitas selecionadas por Julia, que é jornalista certificada em Nutrição Culinária pelo Natural Gourmet, em Nova York.

Batata-doce recheada com creme de milho, grão-de-bico e semente de abóbora torrada rende 4 a 5 porções
2 batatas-doces1 xícara de milho cozido1 xícara de leite vegetal de sua preferência (ver p. 16)½ xícara de azeite1 colher (chá) de açafrão em pó1 colher (chá) de páprica picante1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída sal a gosto1 xícara de grão-de-bico cozido (ver dicas para cozinhar feijão na p. 15) semente de abóbora a gosto manjericão fresco (só as folhas) a gosto
1 Preaqueça o forno a 180 °C.2 Coloque as batatas-doces inteiras em uma assadeira e cubra com papel–alumínio. Leve ao forno e asse por cerca de 45 minutos. Cheque para ver se já estão cozidas e macias por dentro; se precisar, asse por mais 10 minutos.3 Enquanto isso, prepare os outros elementos do prato.4 Em um processador, bata o milho cozido com o leite vegetal, 5 colheres (sopa) de azeite, o açafrão em pó, a páprica, a pimenta-do-reino e sal até obter um creme rústico, com alguns pedaços de milho. Reserve.5 Em uma frigideira em fogo médio, aqueça o restante do azeite e frite o grão-de-bico até ficar douradinho. Transfira para outro recipiente e reserve.6 Na mesma frigideira em fogo alto, toste as sementes de abóbora por apenas 2 minutos, mexendo sempre. Reserve.7 Retire as batatas do forno e mantenha-o ligado. Faça um corte nas batatas no sentido do comprimento, sem separar as duas metades. Aperte-as levemente para criar espaço para o recheio. Disponha o creme de milho, finalizando por cima com o grão-de-bico, as sementes de abóbora e asfolhas de manjericão fresco.8 Leve as batatas de volta ao forno para assar por cerca de 10 minutos edepois sirva imediatamente, ainda quente.
Se você for alérgico a amendoim ou oleaginosas, use leite de arroz ou de aveia nesta receitas. 
Sanduíche de shimeji, rúcula, pimentão vermelho grelhado e queijo de abóbora rende 3 sanduíches
3 colheres (sopa) de azeite 200 g de shimeji1 colher (chá) de páprica defumada1 colher (chá) de fumaça líquida (ver p. 9) sal a gosto  cebolinha picada a gosto1 pimentão vermelho cortado em fatias finas3 pães bola ou franceses pequenos1 xícara de queijo de abóbora (ver p. 96)1 maço de rúcula
 1 Aqueça o azeite em uma frigideira em fogo médio e refogue o shimeji. Quando começar a murchar, adicione a páprica e a fumaça líquida e tempere com sal. Mexa até que o shimeji murche totalmente e a água seque. Desligue, junte a cebolinha e misture. Transfira para outro recipiente e reserve.2 Na mesma frigideira, distribua o pimentão e grelhe até que fique macio e com algumas partes queimadas. Reserve.3 Corte os pães ao meio. Em uma das metades, espalhe o queijo de abóbora. Cubra com o pimentão grelhado, o shimeji e, por fim, a rúcula. Sirva imediatamente.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE